12/05/2016
O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, assinou nesta quarta-feira, dia 11/05, a autorização para prosseguimento dos acordos coletivos pactuados entre a Fundação Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro. O documento prevê a escala de 24×120, respeitando a jornada estabelecida de 30h semanais para enfermeiros e 32h30, para os técnicos de enfermagem.
A partir de agora, os acordos coletivos serão encaminhados para a Casa Civil, onde serão analisados pelo governador em exercício, Francisco Dornelles. Se forem aprovados, os documentos retornam à Fundação Saúde para assinatura das partes envolvidas e depósito junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Decorrido o prazo legal para início da vigência da norma coletiva, a revisão das escalas ficará a cargo das chefias das unidades de saúde.
“É preciso valorizar os servidores, em especial enfermeiros e técnicos de enfermagem, pois a motivação reflete diretamente na qualidade do atendimento ao paciente”, afirmou o secretário, durante cerimônia realizada no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), que contou com a presença da deputada estadual Enfermeira Rejane e da presidente da Associação dos Fundacionistas do Estado do Rio de Janeiro (Aferj), Joana D´Arc.
De acordo com o diretor executivo da Fundação Saúde, João Paulo dos Reis Velloso Filho, serão feitos esforços conjuntos com a Secretaria de Estado de Saúde para a obtenção da aprovação dos acordos junto à Casa Civil para implementar o mais rápido possível a escala de 24×120 das categorias. “A carga horária será mantida, porém, será melhor distribuída para atender aos anseios de todos, tanto do profissional quanto da unidade”, acrescentou Velloso.