21/09/2020
Em 19 de setembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 30 anos de sua regulamentação pela Lei 8080, a Lei do SUS, sancionada em 1990. Desde sua criação, o sistema cresceu, se estruturou e passou a estar presente na vida de todos diariamente.
O SUS foi garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196. É o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem, exclusivamente, para qualquer atendimento de saúde. Todos podem usar o SUS, porque seus princípios são a integralidade, a igualdade e a universalidade.
As ações do Sistema Único de Saúde (SUS) são diversas e englobam o controle de qualidade da água potável, a fiscalização de alimentos pela Vigilância Sanitária nos supermercados, lanchonetes e restaurantes e as campanhas de vacinação, por exemplo. Muitos procedimentos médicos de média e alta complexidade também são feitos pelo SUS, como, por exemplo, a doação de sangue, a doação de leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), procedimentos de quimioterapia, o transplante de órgãos, entre outros. Saiba mais sobre o SUS clicando aqui.
Clique aqui e conheça mais sobre o SUS no vídeo produzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e entenda como pode fazer a sua parte para melhorar o sistema.