06/12/2017
A Secretaria de Estado de Saúde inaugurou nesta quarta-feira, 06/12, às 11h, o centro cirúrgico do Hemorio, campeão nacional de captação de sangue. Com a nova ala, a unidade poderá realizar procedimentos cirúrgicos como retirada de vesícula, implante de cateter, biópsias de gânglios e intervenções urológicas.
- O funcionamento do centro cirúrgico do Hemorio é uma importante para a saúde do Estado e, por isso, vínhamos reunindo esforços para inaugurar esse setor. Muitos pacientes da unidade serão beneficiados já que não precisarão mais se deslocar para fazer os principais procedimentos cirúrgicos que necessitam durante o tratamento – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.
O centro cirúrgico conta com duas salas e ocupa o quarto andar da unidade, referência no atendimento em Hematologia. O Hemorio faz, em média, 4.400 atendimentos por mês, com 215 internações, também em média mensal. Mantém ainda um serviço de pronto-atendimento, que recebe pacientes já cadastrados, e um ambulatório em que atende, mensalmente, cerca de 4.200 pacientes em tratamento contínuo de doenças como anemia falciforme, leucemias, mieloma, linfomas, hemofilia, anemias, púrpura e outras.
- Atualmente, os pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos precisam ser encaminhados a outros hospitais. Com a abertura do centro cirúrgico, esses pacientes poderão ser operados em nossa unidade, sem transferências, com mais conforto e menos custos – afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Fundado em 1944, o Hemorio é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro. A unidade distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo grandes emergências, como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).