18/02/2016
O Hemorio agora faz parte do grupo de hemocentros brasileiros conectados ao aplicativo Hemoliga, uma plataforma idealizada para contribuir para o aumento do número de doadores de sangue no Brasil. Atualmente, apenas 1,5% da população do estado do Rio de Janeiro doa sangue regularmente, o que ajuda a abastecer os estoques do Hemorio, mas não é o suficiente. Para se ter uma ideia da importância da necessidade de doações frequentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que entre 3 e 5% dos habitantes de cada país doe sangue, regularmente. No Brasil, este índice não tem ultrapassado 2%, o que indica que a falta de doadores frequentes é uma questão nacional e só mostra a importância da iniciativa da Hemoliga.
De acordo com dados de 2014 do eMarketer, o Brasil é o 6º país em número de smartphones, com quase 40 milhões de aparelhos. Para Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, os canais digitais são estratégicos para atingir este público específico: “Temos visto aqui no Hemorio grandes grupos de doadores de sangue que se mobilizam através das redes sociais. Por isso, precisamos atingir essa parcela da população, conscientizando sobre a importância da participação deles na vida de um paciente” – afirma o diretor.
Segundo Thiago Luccas, um dos sócios da Hemoliga, a equipe percebeu que a necessidade de doações de sangue aumenta quando a demanda cresce e, a partir daí, começou a formar uma rede de pessoas e instituições em prol da causa. “Queríamos montar uma ferramenta que pudesse interagir com o público-alvo e aumentar a frequência dessas doações” – explica Thiago.
O aplicativo Hemoliga, que nasceu no Hemonorte e hoje já conta com hemocentros de diversas regiões do país, informará aos usuários sobre sua próxima doação, os tipos sanguíneos que estão em baixa e convidá-los para participar de campanhas em prol do ato solidário nas redes sociais. Está disponível gratuitamente, para sistemas IOS e Android, com atualizações automáticas. Para quem não tem acesso à internet em dispositivos móveis, o aplicativo também pode ser utilizado através do computador no site www.hemoliga.com.br.