21/10/2021
Criado na década de 1990, o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi ampliado para combater também o câncer de colo do útero. A Fundação Saúde desenvolve, por meio de suas unidades de saúde, diversas atividades internas a fim de dar visibilidade para a campanha e incentivar as ações de prevenção.
Iluminaram a fachada de rosa as unidades: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), Hospital Estadual Santa Maria (HESM) e sede da Fundação Saúde. Além de iluminar as fachadas dos prédios, todas as unidades administradas pela FS desenvolveram atividades para homenagear a data. As ações envolveram mural para usuários e profissionais tirarem fotos, dinâmicas entre as equipes com distribuição de brindes, ações de conscientização com traje cor de rosa, arrecadação de lenços, palestras, entre outros.
Na sede da Fundação Saúde, na Gávea, foram realizadas diversas ações pelo setor de Eventos da instituição. As três recepções foram decoradas, houve também divulgação de material informativo via e-mail e mural, ‘’Dia D’’ com funcionários vestidos de rosa; roda de conversa com o coordenador de Obstetrícia do Hospital Estadual da Mãe, Cláudio Soeiro; distribuição de brindes; workshop de maquiagem em parceria com a Mary Kay; degustação de produtos da Casas Pedro e Hortifruti e muito mais.
A coordenadora de Monitoramento e Controle da FS, Milena Siqueira Elias, falou como foi participar da roda de conversa. ‘’Foi uma conscientização importantíssima, abordada de uma forma que eu nunca vi. O tema que Dr. Cláudio trouxe desmistificou a simplicidade do autoexame de mama e levantou a importância desse ato como parte do diagnóstico, além de trazer dados que não são tão divulgados. Milena também falou sobre o depoimento de uma participante que falou sobre sua vivência com o câncer de mama. ‘’Ter o depoimento de uma pessoa que passou pela situação e de um jeito tão complexo como foi o dela, trouxe muita esperança e emoção’’, finaliza.