Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Coordenadora de enfermagem do Hospital Estadual Heloneida Studart recebe o prêmio Faz Diferença 2022 na categoria Rio

14/07/2023

Equipe de saúde filmou anestesista que abusava de paciente durante o parto; graças à atuação das enfermeiras e apoio da direção da unidade e da Fundação Saúde, o médico foi preso em flagrante

Como representante da equipe de enfermagem do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, a enfermeira Maria Aparecida de Jesus recebeu, na noite de quarta-feira (12/07), no Hotel Copacabana Palace, o prêmio Faz Diferença 2022, do Jornal O Globo, na categoria Rio. Com um celular escondido, a equipe de profissionais registrou um médico anestesista abusando de uma paciente durante o parto. As imagens foram apresentadas à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de São João de Meriti, resultando na prisão em flagrante. Maria Aparecida recebeu a premiação das mãos do editor do site do jornal O Globo, Tiago Dantas, e editor executivo do veículo, Paulo Celso Pereira.

No discurso, Maria Aparecida destacou os valores da enfermagem e reforçou a importância da denúncia de abusadores.

- É preciso enfatizar que dentro de um hospital todos somos protagonistas e cada um cumpre com seu papel, que no final verte para um único objetivo: o bem-estar do paciente que, neste caso, infelizmente teve seu direito cerceado por um ato hediondo de alguém que fez juramento de cuidar. O importante desta oportunidade é dar voz às outras pessoas, independentemente de serem da área da saúde ou não, sobre a importância de denunciar abusos – declarou a profissional.

A enfermeira, gerente multiprofissional do Hospital da Mulher e coordenadora das equipes de enfermagem da unidade, aproveitou a oportunidade para dar seu recado com versos do cantor e compositor, Milton Nascimento, também homenageado com o Faz Diferença na categoria personalidade do Ano.
- Parafraseando o ilustre homenageado de hoje, ‘quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida’, e quiçá nas pessoas, na profissão, e, sobretudo, no amor ao próximo – concluiu.

A premiação, que este ano chegou à 20ª edição, é uma iniciativa do jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para homenagear brasileiros cujos feitos em 2022 serviram de exemplo para o país.

Apresentado pelos jornalistas e colunistas do GLOBO Míriam Leitão e Ancelmo Gois, o evento premiou 15 personalidades e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação durante o ano. Os candidatos foram selecionados pela Redação do Globo.

Os vencedores foram definidos pelos votos de um júri de jornalistas, pelos ganhadores de 2021 e pelos leitores, que puderam escolher suas preferências no site do GLOBO até o dia 16 de abril.

 

Premio GLOBO faz diferenca 477

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h