17/05/2021
O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.
Como o crescimento da industrialização, o lixo se tornou um problema ambiental. A reciclagem permite que boa parte dos resíduos gerados voltem à cadeia de valor, minimizando os impactos do descarte.
Como reciclar?
O lixo reciclável engloba papéis (papelão, jornal, etc.), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas com o lixo seco, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil.
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. Para isto, a Fundação Saúde conta com lixeiras para coleta seletiva em sua sede. Entenda como funciona o esquema de cores para reciclagem:
- Verde: vidro;
- Amarelo: metal;
- Vermelho: plástico;
- Azul: papel/papelão.
É importante lembrar que as embalagens plásticas devem ser deixadas secas, as caixas de papelão dobradas (para economizar espaço) e os vidros embalados em jornal ou papelão, pois caso estejam quebrados não machucarem quem os manusear. Os papéis podem ser dobrados, porém, não devem estar amassados.
E o lixo eletrônico?
O lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares e demais eletrônicos) e as lâmpadas devem ser encaminhados para pontos específicos de coleta. A Fundação Saúde passa a contar também com um ponto de coleta para pilhas, baterias e celulares, localizado na recepção principal da sede, no térreo.
Fontes: ecycle.com.br e reciclasampa.com.br