28/06/2021
Nesta segunda-feira (28), o mundo celebra o Dia Internacional do Orgulho Gay. Também conhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Pessoas Intersexo e Queer), a data tem como um dos objetivos conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia.
Você sabia que o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), unidade administrada pela Fundação Saúde, conta com um Ambulatório Multidisciplinar de Identidade de Gênero (AMIG)? O AMIG é um dos pioneiros no país e referência no atendimento a transgêneros no estado. Em 2020, foram cerca mil atendimentos a pacientes transgêneros realizados pela equipe multidisciplinar do Instituto.
Por definição, o transgênero é um homem ou mulher que não se identifica com o gênero designado ao nascimento. Muitos trans sentem como se tivessem nascido em um corpo errado. Para adequarem-se ao gênero com o qual se identificam, busca-se tratamentos hormonais e cirúrgicos para alcançar a aparência desejada, modificar suas características sexuais e físicas para o gênero desejado. Para isso, é necessário ser acompanhado e avaliado por equipe de saúde mental e médica, e assim ser encaminhado se desejado para realização a cirurgia de redesignação sexual e outras intervenções cirúrgicas que forem necessárias.
Para tirar algumas dúvidas, conversamos com a assistente social que faz parte da equipe multidisciplinar do AMIG, Patricia Moquedace.
Quem pode ser atendido pelo AMIG?
A unidade atende pessoas transgênero que tenham interesse em fazer a transição hormonal desde 1999. Em 2016, foi credenciado pelo Ministério da Saúde na modalidade ambulatorial.
Como é feito esse acompanhamento?
O acompanhamento ocorre após a regulação pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), que é feito pela Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde, para as pessoas que residem no município do RJ e através da Secretaria de Saúde municipal para os residentes de outros municípios. O acompanhamento se dá para as pessoas maiores de 18 anos.
Quais especialidades atendem no AMIG?
O AMIG segue o protocolo referente ao Processo Transexualizador no SUS que preconiza o acompanhamento multidisciplinar, durante dois anos, pela equipe composta por assistente social, enfermeiro, endocrinologista, psicólogo e psiquiatra. Além da equipe mínima, o IEDE também conta com dermatologista, proctologista, cirurgião plástico, fonoaudiólogo, dentre outros.
Sobre o IEDE
Localizado no centro do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) é um centro de excelência no tratamento, ensino e pesquisa de doenças endócrinas e metabólicas como o diabetes mellitus, distúrbios da tiroide, obesidade e transtornos alimentares, doenças genéticas raras e rastreamento neonatal.