05/05/2021
Com a disseminação do coronavírus, a higienização das mãos ganhou maior destaque nos últimos meses. Entretanto, essa atitude básica de higiene já era incentivada há anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.
A Fundação Saúde estimula atividades para conscientizar os colaboradores e usuários sobre a importância da lavagem das mãos com frequência e de maneira correta. Grande parte das infecções associadas a cuidados de saúde podem ser prevenidas com a correta higienização das mãos.
No IECAC, os profissionais prepararam a “Hora da Higienização das Mãos”.
‘’Atingimos como público todas as pessoas que acessaram a unidade entre às 7h e 8h da manhã. Tivemos a adesão de umas 68 pessoas. Fizemos a demonstração e prática de higiene. O brinde foi acessar a caixa de surpresas, onde as pessoas encontravam mensagens motivacionais sobre a importância da ação’’, declarou Luciana Migon, enfermeira coordenadora do Serviço de Educação Permanente da unidade.
Além disso, o LACEN também preparou atividades com os colaboradores para marcar a data com o tema ”Não permita que grandes vilões se escondam em suas próprias mãos”. Já o CPRJ, ressaltou os cinco momentos mais importantes para a lavagem das mãos. O IEDE divulgou um vídeo com a profissional Isabela Gomes Cavalcanti, médica infectologista do Núcleo de Segurança do Paciente, com o tema ”Segundos Salvam Vidas”, no audiovisual a profissional ensinou a maneira correta de higienização das mãos.
No IETAP, foi realizada uma apresentação acompanhada de vídeo sobre higienização das mãos. A palestra foi dirigida aos pacientes, que demonstraram grande interesse e tiraram várias dúvidas. Foi também oferecida a eles atividade de colorir sobre o tema.
Veja o passo a passo para a higienização correta das mãos:
1. Molhe as mãos com água e sabão;
2. Aplique nas mãos quantidade suficiente de sabão ou álcool;
3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4. Esfregue as palmas das mãos direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos;
5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;
6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa;
7. Esfregue o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa;
8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda fazendo movimento circular e vice-versa;
9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
10. Enxágue bem as mãos com água;
11. Seque as mãos com papel toalha descartável.