07/06/2021
Foram mais de cem mudas plantadas e doadas na ação que tem como objetivo despertar os moradores para a importância da data e a conscientização ambiental
Para marcar o Dia do Meio Ambiente, mundialmente comemorado em 5 de junho, a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) realizou, na manhã desta quarta-feira (02/06), uma ação de plantio de árvores na Rocinha, comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa contou com a parceria do Programa ‘’Replantando Vida’’ da Cedae. Foram doadas e plantadas mais de cem mudas das espécies Grumixama Preta, Bacupari, Inga Branco e Pitanga, todas nativas da Mata Atlântica.
Estiveram presentes na ação o líder comunitário Emerson Fit, presidente da Associação de Moradores da Rocinha; Irlaine Alvarenga, superintendente de Sustentabilidade e subsecretaria de Recurso Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS); gestores e agentes dos projetos de “De Olho no Lixo”, “Mutirão de Reflorestamento”, “Horta na Favela” e William Oliveira da Organização Comunitária “Missão Rocinha”. Todos seguiram os protocolos de prevenção à Covid-19 (uso de álcool gel e máscaras).
O biólogo César Seleri do Programa ‘’Replantando Vida’’ orientou os moradores e voluntários sobre a forma correta de plantio. Além disso, o profissional explicou que, além de trazerem mais saúde para o meio ambiente, estas árvores poderão ser fonte de alimento para a comunidade, uma vez que grande parte das mudas escolhidas para esta ação são de espécies frutíferas.
Para dar continuidade ao projeto ‘’Preservação da Natureza: uma responsabilidade de todos’’ da Fundação Saúde, os colaboradores da sede da instituição também foram contemplados com mudas do projeto. Outra ação da sede da FS é um depósito de pilhas localizado na recepção principal, onde os colaboradores e moradores da região podem fazer o descarte correto de pilhas e baterias. O Objetivo é gerar engajamento com questões sustentáveis e integrar os profissionais com a comunidade.