28/10/2020
Criado na década de 1990, o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, foi ampliado para combater também ao câncer de colo do útero. A Fundação Saúde, juntamente com Secretaria de Estado de Saúde (SES) desenvolve, por meio de suas unidades de saúde, diversas atividades internas a fim de dar visibilidade para a campanha e incentivar as ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.
Iluminaram a fachada de rosa as unidades: Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC); Hospital Estadual Anchieta (HEAN), Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS), Hospital Estadual Santa Maria (HESM) e Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ). Além de iluminar as fachadas dos prédios, cada unidade desenvolve atividades para homenagear a data. As ações envolveram mural para usuários e profissionais tirassem fotos, dinâmicas entre as equipes com distribuição de brindes, ações de conscientização com traje cor de rosa, arrecadação de lenços, entre outros.
O IETAP realizou exames de ultrassonografia de mama e mamografia em profissionais da unidade; o Lacen fez o Dia D, com distribuição de brindes e exposição de material e o IECAC disponibilizou de material informativo.
Na sede da Fundação Saúde, na Gávea, foram realizadas diversas ações pela Assessoria de Comunicação, em conjunto com a Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e o setor de Qualidade e Normatização. As três recepções foram decoradas, houve também divulgação de material informativo via e-mail e mural, ‘’Dia D’’ com funcionários vestidos de rosa, gincana entre os setores com distribuição de brindes, entrega de fitinhas e arrecadação de lenços para pacientes de instituições voltadas para tratamento de câncer de mama.