Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Equipes do SAMU-RJ comemoram Dia do Condutor de Ambulância

16/10/2023

Dia 10 de outubro é o Dia Nacional do Condutor de Ambulância, atividade profissional das mais importantes no atendimento a emergências. Não basta ser apenas motorista, é necessário ter habilitação específica para conduzir o veículo, além de curso para prestar socorro.

Em comemoração à data, cerca de 25 samuzeiros doaram sangue, nesta terça-feira, ao Hemorio (Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio) e homenagearam todos aqueles que conduzem ambulâncias e motolâncias do SAMU-RJ.
Uma ação que demonstra o compromisso com a saúde e, mais ainda, em salvar vidas. Afinal, quem conduz as ambulâncias e as motolâncias do SAMU bem sabe o que é conciliar, com muito cuidado, rapidez e segurança para transportar as equipes de emergência e os pacientes, para que vidas sejam preservadas.

Na capital fluminense, onde o SAMU é operado pela SES-RJ, a cada chamado da central 192 o responsável pelas bases analisa se a melhor resposta é enviar uma ambulância, uma motolância, ou os dois veículos.

Um viva aos samuzeiros e a todos os condutores de ambulância.

Quem pode doar

É bom lembrar que o Hemorio está aberto todos os dias para doadores, inclusive nos fins de semana e feriados, no horário das 7h às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac). Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h