26/05/2021
Cuidar do meio ambiente é também cuidar da saúde. Com objetivo de conscientizar e promover ações sustentáveis para preservação do meio ambiente, a Fundação Saúde criou um local para o descarte correto de pilhas e baterias na Sede da instituição.
As pilhas e baterias são sistemas que funcionam por meio de reações químicas que geram energia elétrica. Embora possam ser encontradas facilmente para compra, o descarte destes materiais requer cuidado por conterem metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente, podendo fazer com que o solo se torne infértil e a água imprópria para o consumo.
Além disso, o efeito dessas substâncias é também prejudicial ao corpo humano, podendo colaborar com o surgimento de doenças em diversas partes do organismo, como pulmão, rins, fígado e sistema nervoso central, inclusive o câncer.
O primeiro passo (e o mais importante) ao descartar estes materiais é nunca deixá-los junto com os outros resíduos. O contato entre eles pode fazer com que a contaminação ocorra, levando o lixo comum a carregar as substâncias perigosas.
Já o segundo passo é tão simples quanto o primeiro; basta levar as pilhas e as baterias devidamente separadas até um ponto de coleta especializado. Para isto, a Fundação Saúde passou a contar com um coletor que fica localizado na recepção principal da Sede da instituição, no térreo. Colaboradores e moradores da região podem se dirigir à instituição e depositar os materiais no local.
Ações de sustentabilidade estão alinhadas às atuações da agenda 2030, que engloba metas e ações em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a reduzir os impactos ambientais de seus produtos e promover a justiça social. Para saber mais sobre os 17 objetivos da ONU acesse: www.pactoglobal.org.br/ods
Jaqueline da Silva Santos, apoio adm da FS.