03/11/2015
Conscientizar mulheres e homens quanto à importância da prevenção do câncer de mama. Esse foi um dos principais objetivos da ação desenvolvida pela Fundação Saúde, ao longo das últimas semanas nas unidades, em comemoração ao Outubro Rosa, campanha nacional em prol do combate à doença.
Colaboradores da Fundação Saúde, trabalhadores do entorno da Sede, profissionais de saúde do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), engajaram-se na causa e participaram do Cine Saúde. A sessão exibiu o filme “Uma Chance para Viver”, baseado na história real de um médico americano que desenvolveu uma medicação para cura do câncer de mama.
Depois da sessão, a médica do trabalho, Laura Campello, e a enfermeira do trabalho, Alexandra Santana, conversaram com os presentes sobre a importância da prevenção da doença. A ação também teve a distribuição de panfletos explicativos, pipoca e fitinha rosa, símbolo da campanha.
A enfermeira do IEDE, Lívia Alvarenga, afirmou que esta é uma forma de despertar mulheres e homens para a importância do autoexame e de se multiplicar o alerta para a doença.
No Hemorio, a biomédica Amanda Ribeiro também aprovou o evento, assim como Solange Lins Chaves, profissional do laboratório do IECAC, que confessou ter ficado bastante tempo sem fazer exames preventivos, mas que, neste ano, voltou a se cuidar. “Daí ser fundamental um evento nesse sentido, para que todos se conscientizem de que a prevenção é essencial”.
A diretora executiva da Fundação Saúde, Clarisse Lobo, apontou para o fato de que uma ação dessa natureza forma multiplicadores, aumentando a rede de informações sobre a doença.
No final de semana, as comemorações continuaram. Um grupo de colaboradores se reuniu na Floresta da Tijuca para participar de atividades voltadas para a saúde. A fisioterapeuta Mary Lopes ensinou técnicas de relaxamento, respiração e alongamento e, para fechar o evento, foi realizado um piquenique de confraternização.
HESM e IETAP também aderiram na campanha
O Hospital Estadual Santa Maria (HESM) também entrou no clima do Outubro Rosa. Colaboradores da unidade assistiram a uma palestra sobre câncer de mama e prevenção da doença, com a ginecologista e mastologista Tainá Moura, do Hospital Mário Kröeff. Ao final, a auxiliar de enfermagem do HESM, Jurema Franco, foi homenageada pela sua história de superação, após sofrer duas cirurgias para retirada de tumores no seio.
No Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ari Parreiras (IETAP), além da fachada ter sido especialmente iluminada de rosa, as profissionais levaram para casa mais conhecimento sobre o câncer de mama. A ginecologista da unidade, Lara Danielle Nowak, falou sobre autoexame e riscos da doença, além de citar outros tipos de cânceres. Para encerrar a ação, foi promovido um lanche de confraternização. Os pacientes do IETAP também foram contemplados na ação, recebendo a fita símbolo da campanha