Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Governo do Estado inaugura nova emergência do Hospital Azevedo Lima, em Niterói

15/06/2023

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, inauguraram nesta quinta-feira (15/06), a nova emergência clínica e ortopédica do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói. O novo espaço conta com salas de classificação de risco, de medicação e de imobilização. A unidade, que completa 78 anos em 2023, é referência no atendimento de alta complexidade para a população de sete municípios da região Metropolitana e recebe em média seis mil pacientes por mês, tanto na emergência quanto na maternidade. O investimento nas obras é de cerca de R$ 6 milhões. Logo na chegada à unidade, Dr. Luizinho apresentou ao governador e à primeira-dama, Analine Castro, além do prefeito de Niterói, Axel Grael, e a deputados estaduais e federais, as novas instalações das enfermarias obstétricas que estão em fase final de reforma.

- Não estamos medindo esforços para transformar hospitais em todo o estado, assim como está acontecendo aqui. A população fluminense merece uma saúde pública de qualidade, que acolha e dê melhores condições aos pacientes – declarou o governador Cláudio Castro.

Os primeiros 4 kits do Programa Laços, com 13 itens para as mamães e os recém-nascidos, foram entregues a gestantes do HEAL. Em seguida, as autoridades conheceram o novo aparelho de tomografia computadorizada (TC) de última geração, capaz de realizar exame de imagem de emergência quatro vezes mais rápido que o atual, que também entra em funcionamento. A sala de classificação de risco e a urgência obstétrica foram visitadas, além do novo parquinho que fica ao lado da Recepção Geral, que agora integra a entrada da urgência adulto e da urgência obstétrica. A fachada também recebeu identidade visual voltada à humanização.

- Vamos transformar o Hospital Estadual Azevedo Lima, que já conta com uma equipe de primeira linha, em um dos melhores do Brasil. A qualidade dos nossos profissionais pede melhores condições de trabalho. O mais importante é que teremos esse equipamento de qualidade para as gestantes de toda a Região Metropolitana II e não somente de Niterói. O Estado do Rio de Janeiro é governado com o coração, com amor e com respeito a todas as pessoas. A obra é aguardada há muito tempo pela população de Niterói e municípios ao redor que são atendidos na unidade – disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

Além do setor de emergência, totalmente reformulado, a maternidade recebeu novas alas de emergência obstétrica (clínica e ortopédica), consultório de acolhimento da gestante, salas de exames para cardiotocografia (método de avaliação de bem-estar fetal) e ultrassonografia, além da renovação dos leitos para internações, oferecendo mais qualidade de atendimento. Atualmente, são atendidas mensalmente mais de 1.500 mulheres entre gestantes, puérperas, vítimas de violência, entre outras, nesta ala da unidade. Na segunda etapa do projeto, o HEAL também ganhará um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), nova farmácia, além de espaço interativo na pediatria.

O que são os kits

O Kit do Programa Laços, que reúne 12 itens de higiene e cuidados com as mamães e os recém-nascidos, passa a integrar a rotina das maternidades estaduais.

- A Secretaria de Estado de Saúde vai oferecer um kit para todas as gestantes acolhidas em nossas unidades a partir de hoje. É o nosso compromisso tratá-las com cada vez mais dignidade – afirmou Dr. Luizinho.

A puérpera Andreza Rodrigues Lopes e a sua bebê, Heloísa Lopes Maximino, receberam o primeiro kit.

- Gostei muito da bolsa que vai completar o meu enxoval da maternidade. Vai ser muito útil pra mim – disse Andreza, que estava no quarto Andorinha.

Cada mochila tem necessaire; blusa amamentação; sling/canguru de malha para carregar bebê; manta recém-nascido; toalha higiene pessoal de algodão para banho; toalha de boca de higiene pessoal; macacão infantil de malha unissex; touca de proteção capilar; sapatinhos unissex; macacão curto (body) de manga curta infantil unissex; calça culote infantil de malha unissex para recém-nascidos e casaco de malha com capuz.

Com as obras, mais acolhimento e conforto

A Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro assumiu a gestão do HEAL em fevereiro deste ano com o compromisso de concluir as obras de melhoria da unidade, que tinham sido iniciadas há 2 anos. Em 90 dias, a primeira etapa foi concluída.

- Conseguir fazer essa transformação é impactante como médico e como secretário. Com a Fundação Saúde e a nossa equipe, a entrega foi feita em três meses. Estamos dando mais acolhimento e conforto às gestantes de toda essa região. E, ao concluirmos a obra, implementamos melhorias para todos com a nova recepção, a nova emergência obstétrica, a nova clínica médica da ortopedia e o novo tomógrafo – ressaltou o secretário.


Confira as fotos

nova recepção e area infantil

obstetrícia 1

nova recepção1

Tomografo

entrega dos kits

Placa de inauguracao

Instalações

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h