Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

Heal lança Projeto Zoo com práticas de humanização para recém-nascidos

02/12/2024

Na quarta-feira (27/11) o Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal) lançou o Projeto Zoo que consolida as práticas de humanização utilizadas na unidade aos prematuros da UTI Neo. Essas ações englobam os famosos ‘polvinhos’ que acompanham os recém-nascidos e mais 11 animais, justamente no mês do cuidado sobre prematuridade

Para cada um dos 12 animais é utilizada uma técnica diferente. Por exemplo, a zebra é a técnica que ajuda no estímulo visual, o canguru promove o cuidado pele a pele entre neném e os pais; além da baleia, preguiça, borboleta, cabra, cegonha, coala, coruja, elefante, joaninha e polvo.

“Fico muito feliz em ter participado desse projeto e é muito gratificante ver a evolução dos pacientes. Promover cuidados para os bebes é um trabalho da equipe multidisciplinar com muitos especialistas trabalhando as técnicas”, comentou Cliver Félix, fisioterapeuta da UTI Neo.

Dr. Dilson Pereira, diretor-geral do Heal chamou atenção para a importância desse projeto. “A maternidade do Heal é pronta para receber gestantes de risco de parto prematuro e é com muita satisfação que iniciamos o Projeto Zoo. Esse projeto é a consolidação das práticas de humanização já instituídas no hospital”, pontuou.

E além do lançamento do Projeto Zoo, a unidade está comemorando, em novembro, um ano do Projeto Pequenos Encantos, que comemora mensalmente o ‘Mêsversário’ dos recém-nascidos que precisam de cuidados na UTI Neo.

Todo mês alguns funcionários da unidade se juntam para esse momento, que é de extrema emoção. É escolhido um tema, a coordenadora de Psicologia Ediléa Oliveira faz as fantasias para os recém-nascidos que estão na UTI. Ela explicou que por precisarem de cuidados mais especiais, o ‘Mêsversário’ que as famílias fariam em casa, é feito na unidade de saúde. “As mães levam as fantasias dos pequenos para casa. Esta iniciativa vem transformando dias de angústia e apreensão em um momento agradável e feliz para as mamães e papais da Utineonatal”, frisou.

A dona de casa Mayara Coutinho da Souza, 27 anos, é mãe da Helena que vai completar 3 meses e participou do projeto. “Achei muito legal e interessante. A Helena ficou uns dias na UTI Neonatal e participou da festinha de ‘Mêsversário’. Levei a fantasia para casa e guardei no enxoval”, comentou. O mesmo aconteceu com a professora Marina Barros, de 32 anos, mãe da Pérola que completou um ano no dia 02/11. “Minha filha ficou 58 dias internada e esse projeto trouxe uma leveza. Foi algo extraordinário para o momento que estava vivendo, de muita aflição. Tive um amparo médico de toda a equipe e me surpreendi com essa ação de muito carinho”, completou.

Especializada em partos de alto risco, a nova maternidade do Heal conta ao todo com 36 leitos, distribuídos por 12 quartos, que também ganharam banheiros (antes eram coletivos e localizados no corredor), novas camas, berços e poltronas. Já a UTI Neo conta com 10 leitos de UTI neonatal e 5 de UI (Unidade Intermediária – Semi-Intensiva).

IMG_6483 IMG_6519

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h