25/11/2013
Durante o mês de novembro, já são esperadas em todos os hemocentros do país, as tradicionais ações para lembrar a população sobre a importância da doação de sangue regular a fim de manter os estoques abastecidos. Para isso, o Hemorio, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação Saúde, prepararam uma série de recursos de mobilização e conscientização. O ponto alto é a Semana do Doador, que será lançada na próxima segunda feira (25) e segue até o dia 30.
Tudo começa no Largo da Carioca. Nos dias 25 e 26, a programação inclui uma grande coleta móvel, que terá estrutura especial e confortável montada para receber os doadores voluntários, das 9 às 17 horas. A ação da Secretaria e do Hemorio, que terá capacidade de 500 atendimentos por dia, contará com a presença de quatro artistas que vão criar obras ao vivo relacionadas ao conceito da campanha. Após, as obras serão expostas no Hemorio e em outros hospitais do Estado. No segundo dia, o grupo Conexão do Bem, formado por atores e músicos que realizam intervenções com doadores e pacientes, promete agitar o espaço público.
Na sede também vão acontecer palestras e eventos voltados para o público jovem, pensando numa nova geração de doadores, como parte dos programas Clube 25 e Jovem Salva Vidas. A programação inclui ainda apresentação de coral e homenagem aos destaques do ano. Até o dia 30 de novembro, são esperados cerca de 2000 candidatos no Hemorio.
Informações ao doador – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirida através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado.
O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.
Fonte: Hemorio