06/04/2015
Fundação Saúde, Rádio MPB FM e voluntários doaram cerca de 400 ovos de chocolate
O caminho até o auditório, que fica no terceiro andar do Hemorio, já anunciava o que estava por vir. Pegadas de coelhos conduziam as crianças do elevador até a festa preparada para elas com muito carinho.
Juntas, a Fundação Saúde, a Rádio MPB FM e voluntários arrecadaram cerca de 400 ovos de chocolate, que foram distribuídos para os pequenos. Os grupos de teatro Conexão do Bem e Os Saltimbancos apresentaram esquetes musicais para as crianças do ambulatório, que se reuniram do auditório da instituição nesta sexta-feira (02/04).
Os olhinhos atentos também acompanharam apresentações teatrais do setor de odontologia do Hemorio; do grupo Tapete Mágico e dos fantoches do Tio Leo, que realizam trabalho voluntário na unidade.
A atriz Úrsula Corona, do grupo Tapete Mágico, conta que “As Aventuras dos Quimionautas no Planeta Terra”, peça encenada em hospitais, é um projeto muito especial.
- O trabalho começou após perdermos uma grande amiga. Gigi , Gizella Werneck, estava grávida e descobriu um câncer. Ela escreveu o livro “Quimionautas” nos seus últimos meses de vida. Criamos o grupo para semear esse amor que a Gigi representou e compartilhou tão bem durante a vida – revela, emocionada, a atriz.
A festa não ficou restrita ao auditório. Crianças internadas na pediatria, e que não podem deixar o local enquanto não receberem alta médica, tiveram uma festa especial no oitavo andar do hospital, com direito a apresentações teatrais, salgadinhos, bolo, refrigerante, docinhos e, claro, muitos ovos de Páscoa.
Para Valéria Gonçalves, mãe da pequena Luna, de 3 anos, festas como a da Páscoa, realizadas dentro do hospital, tem um valor incalculável.
- Minha filha está internada há três dias, mas há crianças que passam muito mais tempo em tratamento. É um processo difícil, que uma festa como esta pode ajudar a amenizar – disse a mãe.
Ao som de “Chocolate”, de Tim Maia, o Grupo Conexão do Bem percorreu salas do hospital fazendo a alegria de funcionários e pacientes.
O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, fez um agradecimento especial aos voluntários que participaram da festa.
- A festa de Páscoa, e todas as outras que o Hemorio realiza, não seriam tão completas sem essas pessoas que doam parte de seu tempo para o próximo. A princípio, acreditávamos que poderíamos arrecadar 150 ovos de chocolate, mas conseguimos mais de 400, devido ao trabalho incansável dos voluntários – agradeceu o diretor.
A estudante de pedagogia, Rafaela Paiva, de 20 anos, é voluntária no grupo Amigos do Hemorio há oito meses. Ela conta que os jovens se mobilizaram e conseguiram angariar 150 barras de chocolate, 39 caixas de bombons, além de material para recreação infantil, como lápis de cor, papel e tinta.
- Ser voluntária me traz paz interior. Poder proporcionar um sorriso e um momento de distração para aliviar a dor é recompensador – diz a estudante, que quando se formar pretende trabalhar com crianças especiais.
A MPB FM também participou da recreação infantil. Em parceria com uma empresa de audiovisual, a rádio montou uma cabine fotográfica ao lado do auditório. A grande cortina vermelha da “foto maluca” foi uma atração à parte.
Fonte: Ascom/Hemorio