27/06/2023
O Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), unidade de urgência e emergência mais antiga da rede estadual de saúde, completa 86 anos nesta segunda-feira (26/06) e, para celebrar a data, o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, inaugurou novas instalações na unidade. A Central de Material e Esterilização (CME) e a Sala Satélite receberam modernos equipamentos e a sala de trauma foi totalmente remodelada.
- É uma honra poder voltar ao Hospital Carlos Chagas e ver todas essas mudanças. O hospital virou um símbolo de capacidade, de trabalho, e fruto do empenho de uma equipe qualificada. Vamos colocar mais serviços de alta complexidade, mais procedimentos complexos e cirúrgicos. Temos o dever de trabalhar para salvar vidas. Que o Carlos Chagas complete mais 86 anos – destacou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
Com objetivo de oferecer atendimento mais rápido e preciso a vítimas de acidentes, a sala de trauma passou por completa renovação. Foram instalados painéis modulares para gases medicinais e protetores de parede para a passagem de macas, os chamados “bate-macas”. Para facilitar a limpeza e oferecer mais conforto térmico, foi colocado um novo piso vinílico.
- O HECC é uma das unidades de referência para a Zona Norte e para todo o estado. Com as novas instalações, teremos um atendimento de maior qualidade para os pacientes – afirmou o diretor-geral do HECC, Paulo Reis.
A nova Central de Material e Esterilização (CME), já em funcionamento, conta agora com duas autoclaves, nome dado a dispositivos com vapor saturado sob pressão para eliminar microrganismos. Na central, são esterilizadas, por exemplo, bandejas e caixas cirúrgicas. Na Sala Satélite, que fica ao lado e dá apoio à CME, foi colocada em operação uma termodesinfectadora para a limpeza de materiais respiratórios.
A inauguração contou com a apresentação do coral do hospital composto por enfermeiros, médicos e técnicos. A paciente Bianca Alexandra, que fez uma cirurgia de vesícula na unidade, disse ser grata pelo atendimento que recebeu no hospital.
- Eu estava muito grave e fui muito bem tratada aqui. O hospital tem amor pelos pacientes. Passei por momentos difíceis e superei graças ao cuidado de todos – revelou Bianca.
Durante o evento, foram homenageadas cinco unidades parceiras da instituição: Hemorio, Hospital Central da Aeronáutica (HCA), Hospital da Mulher Heloneida Studart, Hospital Maternidade Alexander Fleming e Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).
Fundado em 26 de junho de 1937, o HECC é administrado pela Fundação Saúde, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Atualmente, a unidade conta com 200 leitos e realiza, por mês, média de 3 mil atendimentos, 600 internações, 350 cirurgias e 58 mil serviços auxiliares, como ultrassonografia, colonoscopia, endoscopia, tomografia computadorizada, entre outros exames.
Confira as fotos