03/08/2022
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital, operado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), implantou cinco novas bases descentralizadas nas Zonas Sul, Oeste e Norte. As unidades foram instaladas no Alto da Boa Vista, na Zona Norte, na UPA Botafogo, na Zona Sul, além da UPA Campo Grande 2, na UPA Realengo e no Hospital Estadual Eduardo Rabello (HERR), todos na Zona Oeste.
As novas bases fazem parte de um projeto que prevê a instalação de um total de 40 bases avançadas, ampliando a capacidade de atuação do SAMU Capital e reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos. Com os dois novos postos, o SAMU já passa a operar com 15 bases descentralizadas espalhadas por todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro.
As unidades descentralizadas funcionam 24 horas, com ambulâncias e motolâncias, que agilizam o deslocamento das equipes em áreas de difícil acesso. A base do Alto da Boa Vista funciona com uma ambulância e a de Botafogo, com duas viaturas.
Na UPA CG II e na UPA Realengo, cada base tem 2 ambulâncias e uma dupla de motos. Na base do HERR, três ambulâncias, sendo uma delas bariátrica, além de uma dupla de motos atenderão demandas de toda a Zona Oeste.