Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

IECAC apresenta caso clínico em congresso de cardiologia

30/09/2013

Evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu mais de sete mil congressistas de todo o mundo

Com um auditório lotado, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) apresentou, no dia 29 de setembro, um estudo de caso clínico de cardiopatia de difícil diagnóstico durante o 68° Congresso Brasileiro de Cardiologia realizado no Riocentro. O objetivo foi o de instigar o raciocínio clínico diante da complexidade da patologia, possibilitando a interatividade dos participantes, que ao longo da apresentação, escolheram qual o próximo passo que seria dado até a conclusão do diagnóstico mais adequado.

O trabalho desenvolvido no simpósio satélite durante o congresso foi uma pequena amostra do que já é feito no IECAC, referência como hospital de ensino no Estado do Rio de Janeiro. A unidade realiza semanalmente sessões clínicas para analisar casos complexos com o objetivo de aprimorar o raciocínio clínico, utilizando exames como complemento da avaliação da patologia apreciada.

Congressistas visitam estande da unidade hospitalar

Além do estudo de caso clínico, o IECAC teve um estande para recepcionar os congressistas e apresentar os serviços prestados na rede pública estadual. A Fundação Saúde, que é gestora da unidade, produziu todo o material gráfico da unidade bem como desenvolveu o projeto do estande.

O 68ª Congresso Brasileiro de Cardiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e realizado entre os dias 28 de setembro a 01 de outubro, reuniu mais de sete mil congressistas de todo o mundo. Fundado em 1964, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) é referência do Estado no tratamento de doenças cardíacas e cardiovasculares em adultos e crianças. Desde agosto de 2012, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, a unidade hospitalar foi incorporada pela Fundação Saúde, que responsável pela gestão.

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h