08/08/2013
Um dos principais fatores de risco de doenças do coração é o colesterol alto. E no Dia Nacional de Controle do Colesterol, comemorado em 08 de agosto, o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) promoveu campanha de conscientização para sensibilizar a população dos malefícios do colesterol alto. Foram distribuídos folders contendo informações sobre prevenção, dicas de alimentação e cuidados necessários para o controle.
Segundo o diretor do IECAC, Antonio Ribeiro, as doenças do coração representam o maior número de mortes no mundo. “No Brasil isso não é diferente. Muitos cuidados podem ser tomados e o controle do colesterol é um deles, evitando risco de infarto, acidente vascular cerebral e até mesmo a morte”, afirmou.
O colesterol alto não apresenta sintomas e para checar se está dentro dos padrões normais é preciso fazer exame de sangue. O controle do colesterol começa pela mudança de hábitos, como alimentação adequada, prática de exercícios regulares, controle da pressão arterial e, em alguns casos, uso de medicamentos.