22/11/2017
Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, cerca de 350 funcionários estiveram presentes no primeiro dia da Semana da Saúde. O evento iniciou às 7 horas da manhã e contou com diversos serviços de saúde além da doação de sangue oferecido pelo Hemorio. Foram mais de 2,5 mil de atendimentos à população. Foram disponibilizados para a população serviços como: aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de hepatite, ultrassonografia óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase – atendimento odontológico e avaliação com endocrinologistas, além de palestras diversas. Como parte do Novembro Azul, os homens puderam se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA.
A nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), Sandra Ciock, mostrou-se muito satisfeita em participar da ação e espera que a atividade ocorra anualmente: “Estamos com um estande de endocrinologia dando dicas de alimentação saudável e fazendo avaliação de tireoide. São 10 profissionais do IEDE envolvidos na atividade entre nutricionistas, endocrinologistas e enfermeiros. Esse evento é um grande ganho para a população e para nós também, pois conhecemos outros serviços e profissionais. Podemos fazer uma integração e saber o que temos dentro da rede. Tomara que essa semana aconteça todo ano”.
A estagiária Amanda Rodrigues que atua na Gerência de Hanseníase falou do orgulho do serviço que a área oferece e da oportunidade de mostrar isso para um grande número de pessoas: “Aqui na área de Hanseníase a pessoa passa por uma triagem e tendo uma queixa dermatológica ela passa pelo médico. Temos especialistas em Hanseníase e hoje mesmo já conseguimos detectar um caso e recuperar um abandono de tratamento. Nos tempos atuais, mostrar que os profissionais estão aqui pela população é muito importante. Promover um evento deste é uma visibilidade enorme e só a população ganha. Aqui podemos mostrar que fazemos a diferença com o atendimento de qualidade que oferecemos”.
O Gerente de Laboratório do LACEN, José Luís da Silva, ficou com a importante missão de falar para a população sobre os principais vetores dos agravos que temos no Rio de Janeiro: a doença de Chagas, a febre maculosa, a esquistossomose e leishmaniose.
- Essa semana é muito importante, pois podemos apresentar a população o trabalho desenvolvido pela SES. O nosso laboratório trabalha com Entomologia, ou seja, trabalha com insetos e atua em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Essa semana é muito importante, pois podemos apresentar a população o trabalho desenvolvido pela SES – explicou o gerente.
A Semana da Saúde ocorrerá até a sexta-feira, dia 24 de novembro, e conta com o envolvimento e dedicação de profissionais de diversas áreas e unidades de saúde da SES.