08/11/2023
As mamães de prematuros internados no Bloco Neonatal do Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMulher), em São João de Meriti, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (07/11). A Casa da Mãe, espaço do hospital onde a mulher fica hospedada, caso seu recém-nascido precise permanecer na unidade, recebeu o ‘Dia do Autocuidado’. A coordenação de Enfermagem do Bloco Neonatal e a Associação de Cuidado Integral à Prematuridade (ACIP) organizaram a ação social, que reuniu cuidados com a beleza, palestras, apoio psicológico e troca de experiências.
Com o tema “Pequenas ações, Grande Impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, o Novembro Roxo de 2023 enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos. A agenda do HMulher deste mês reforça sua missão de cuidado diferenciado voltado à gestação de alto risco.
“Temos uma média de internação de 12 a 15 bebês abaixo de um quilo por mês. Logo, nosso atendimento é diferenciado. Neste mês de novembro, todas as ações são focadas no prematuro, mas também conhecemos a dificuldade das mães. A Casa da Mãe tem puérperas (mães de recém-nascidos) que passam três, quatro, cinco meses morando aqui, e enfrentam instabilidade emocional. Esse é o momento de dedicar um pouco de cuidados para elas, que também estão precisando de atenção. Nosso foco é dar mais autoestima e fortalecer o emocional”, disse o coordenador da UTI Neonatal, José Alberto Pereira.
Fundadora da ACIP e mãe de 2 filhos nascidos prematuros, Teresa Ruas já esteve no HMulher durante palestra para mães do Bloco Neonatal e trocou experiências com as puérperas acolhidas na Casa da Mãe. Uma equipe de profissionais de beleza do Salão CKamura Rio fez corte de cabelo, escova e maquiagem em aproximadamente 30 mulheres.
“O Hospital da Mulher me marcou muito positivamente, com uma equipe humanizada e 100% SUS, onde fica visível que o olhar diferenciado faz muita diferença. Nesta primeira ação social da ACIP, escolhi essa unidade que me impactou muito pelo acolhimento dos profissionais de saúde junto às mães”, afirmou a fundadora da ACIP, Teresa Ruas.
Moradora de Queimados, Débora Casimiro, de 44 anos, está com a filha Maitê internada no Bloco Neonatal há um mês e 20 dias. “Cheguei aqui no início de outubro e tenho contato com a minha filha todos os dias da semana. Isso é muito importante, porque sinto que a recuperação dela está próxima”, observa.
Casa da Mãe é diferencial no HMulher
O HMulher é a principal unidade de referência no atendimento a gestantes de médio e alto risco e prematuros da rede estadual, com o maior número de leitos especializados do estado do Rio de Janeiro. Hoje, são 53 leitos divididos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UI (Unidade Intermediária) e enfermaria canguru, com equipe multiprofissional e atendimento humanizado para as famílias.
Localizada em um espaço acolhedor do HMulher, a Casa da Mãe tem 15 leitos em três quartos. As mães têm livre acesso aos seus bebês e contam com apoio de assistentes sociais e psicólogas, além de diversas atividades em grupo. O espaço recebe mulheres que moram longe da unidade – mínimo de 50 km de distância – ou em lugares de difícil acesso, permitindo que essas mães fiquem próximas aos filhos que estão internados, garantindo, com isso, o contato e o aleitamento tão importantes na recuperação dos recém-nascidos.