Governo do Rio de Janeiro Fundação Saúde Botão Menu

JULHO

05/07/2018

ELETROCARDIOGRAMA BÁSICO

Carga horária: 1h e 30min

Público-alvo: médicos e enfermeiros

Objetivos: capacitar o profissional de saúde a adquirir conhecimento básico para interpretação do padrão normal do eletrocardiograma no adulto e identificar os principais traçados que geram complicações no seu estado hemodinâmico, sobretudo os que podem levar a PCR.

Conteúdo programático: anatomia básicas do coração, eletrofisiologia básica do coração, conhecimentos técnicos para um exame adequado, a onda P, o complexo QRS, a onda T, o intervalo PR, o segmento ST, o intervalo QT, derivações, eixo normal, cálculo da frequência cardíaca, ritmo sinusal, taquicardia, bradicardia, bloqueio de ramo direito, bloqueio de ramo esquerdo, fibrilação atrial, fibrilação ventricular e assistolia.

Unidade:

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO

Local: auditório

Data: 20/07/18 – Instrutor: Dr. Marcelo Antero

Horários: 14h / 15h30

ESTADOS DE CHOQUE

Carga horária: 1h e 30 min

Público-alvo: profissionais de saúde

Objetivos: descrever os vários tipos de choque e suas fisiopatologias, as formas de diagnóstico e tratamentos para a tomada de decisão na assistência ao paciente.

Conteúdo programático: transporte de oxigênio tecidual; avaliação clínica do estado hemodinâmico; tipos de choque; estágios do choque; métodos de monitorização hemodinâmica; parâmetros hemodinâmicos e de transporte de oxigênio.

Unidade:

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC

Local: auditório 5º andar

 

Data: 31/07/18 – Instrutora: Enf.ª Josiana Oliveira

Horários: 14h / 15h30

PRESCRIÇÃO SEGURA

Carga horária: 1h e 30 min

Público-alvo: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem

Objetivos: estimular a equipe multidisciplinar de saúde a observar normas e técnicas de prescrição segura dentro da unidade de saúde, observando os protocolos do Ministério de Saúde e Anvisa. Estimular a criação de protocolos internos seguindo essas orientações, visando aumentar a segurança na administração de medicamentos, inclusive os de alta vigilância com foco na segurança do paciente.

Conteúdo programático: breve resumo dos estudos no Brasil e no mundo sobre segurança na prescrição; erros na medicação; principais fatores envolvidos nos erros de medicação; proposta de modelos seguros de prescrição, seguindo a orientação dos órgãos reguladores e em acordo com os protocolos de segurança do paciente.

Unidades:

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO

Local: auditório

Data: 06/07/18 – Instrutor: Méd. Régis Cunha

Horários: 14h / 15h30

Hospital Estadual Carlos Chagas – HECC

Local: auditório

Data: 24/07/18 – Instrutor: Méd. Régis Cunha

Horários: 14h / 15h30

 

SEGURANÇA DO PACIENTE: METAS INTERNACIONAIS

Carga Horária: 1h

Público-alvo: profissionais de saúde

Objetivo: conhecer e aplicar os protocolos do Ministério da Saúde para evitar danos ao paciente, reduzindo as consequências negativas de um atendimento realizado de forma insegura, bem como a ocorrência e recorrência de eventos adversos.

Conteúdo programático: erros mais frequentes; como identificar de forma correta o paciente; comunicação correta e efetiva; uso seguro de medicamentos de alta vigilância; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de risco de infecção com ênfase em lavagem das mãos e controle de quedas.

 

Unidade:

Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC

Local: auditório 5º andar

 

Data: 17/07/18 – Instrutor: Méd. Régis Cunha

Horários: 14h / 15h30

 

SINAIS DE ALERTA NA INTERNAÇÃO

Carga Horária: 1h e 30min

Público-alvo: profissionais de saúde

Objetivos: disponibilizar aos participantes conhecimentos para a identificação de situações que ocorrem durante a internação hospitalar, visando a diminuição de eventos adversos e complicações, reduzindo o tempo de permanência e otimizando o cuidado, assistência e tratamento do paciente internado, reduzindo número de complicações e óbitos evitáveis.

Conteúdo programático: internação hospitalar; identificação do paciente; prevenção da sepse; precaução de contato; transporte hospitalar; prevenção da úlcera por pressão; risco de queda; prevenção de tromboembolismo venoso; evento adverso; sinais vitais e sua importância; sinais de PCR; desconforto respiratório; critérios pré-clínicos; critérios laboratoriais; critérios de exames de imagem;

Unidade:

Hospital Estadual Carlos Chagas – HECC

Local: auditório

Data: 10/07/18 – Instrutor: Méd. Régis Cunha
Horários: 14h / 15h30

FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Carga horária: 1h e 30 min

Público-alvo: equipe de enfermagem

Objetivos: promover a capacitação e conhecimento sobre as noções básicas do manuseio e administração de medicamentos para melhor assistência hospitalar.

Conteúdo programático: farmacodinâmica e farmacocinética, técnicas de administração de medicamentos mais utilizados, segurança medicamentosa, interação medicamentosa, manuseio e administração dos medicamentos (diluição e reconstituição de medicamentos), os NOVE CERTOS na administração de medicamentos e RDC nº 33 – Boas Práticas na Manipulação de Medicamentos.

Unidade:

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO

Local: auditório

Data: 03/07/18 – Instrutor: Enf.ª Josiana Oliveira

Horários: 14h / 15h30

©2018 Fundação Saúde - Secretaria de Estado de Saúde
R. Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - 20261-005
Horário de atendimento: Sede - 8h às 17h Telefone: (21) 3293-3300 / Recursos Humanos - 8h às 15h