09/09/2016
Durante os Jogos Paralímpicos 2016, que começaram na última quarta-feira, 07/09, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, retoma a campanha voltada para o abastecimento de seus estoques de sangue. Com o slogan “Eu vou participar dos Jogos. Eu sou Doador no Rio 2016”, a ação, realizada em parceria com a agência de publicidade Heads Propaganda e apoio do Instituto Masan, conta com a participação da para-atleta do arremesso de peso e disco Rosinha dos Santos para alcançar a meta de dobrar o número de voluntários à doação de sangue diariamente até o fim do período, em 18 de setembro.
Para Rosinha, participar desta campanha é fazer parte de uma corrente do bem.
- Decidi participar da campanha porque é preciso disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre a importância desse ato solidário. Para mim, abraçar essa causa é estender a mão para o próximo – comenta a para-atleta patrocinada pelo Instituto Masan, que uniu forças ao Hemorio para realizar esta ação e vai disponibilizar um totem personalizado para que os doadores possam tirar fotos no hemocentro.
O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, lembra que, também nas Paralimpíadas, a cidade do Rio vai receber um número muito grande de pessoas e que estar preparado para atender às demandas dos hospitais é fundamental. O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
- É muito importante que as pessoas compareçam para doar sangue e nos ajudar a manter nossos estoques abastecidos para o período dos Jogos Paralímpicos. Temos capacidade instalada para receber até 400 doadores por dia – explica o diretor.
Rio 2016
Na primeira etapa da campanha, os ex-atletas Flávio Canto, Jaqueline Silva e Sandra Pires demonstraram seu apoio à causa da doação de sangue. Os estoques do Hemorio mantiveram-se estáveis e, durante todo o período dos Jogos, foram coletadas mais de 2.300 bolsas de sangue. A população que visitou o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha também colaborou: a unidade de coleta móvel que ficou disponível entre 12 e 20 de agosto, próxima às atrações do local, recebeu mais de 600 voluntários.
Funcionamento durante as Paralimpíadas
O Hemorio funcionará normalmente durante todo o período dos Jogos Paralímpicos.
Condições básicas para doar sangue:
· Ter entre * 16 e 68 anos;
· Pesar mais de 50 kg;
· Estar bem de saúde;
· Portar um documento de identidade oficial com foto;
· Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
· Não é necessário estar em jejum.
* Jovens com 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável.
Localizado na Rua Frei Caneca, n°8, no Centro da Cidade, o Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo estado.