28/06/2014
A Copa do Mundo está trazendo mais de 600 mil estrangeiros para o país. De acordo com informações do Ministério do Turismo, somente na cidade do Rio de Janeiro são esperados 90 mil turistas. Os próprios brasileiros também estão se movimentando entre as cidades-sede. Segundo estimativas, cerca de 465 mil pessoas oriundas de outros Estados estão na região metropolitana do RJ para acompanhar os jogos.
Apesar de toda a festa, existe uma preocupação muito grande dos hemocentros em todo o país para garantir os estoques de sangue no período do evento, em caso de possíveis emergências e também para a necessidade diária de uma grande metrópole. O Hemorio, por exemplo, que é o hemocentro que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, está desde o início da Copa do Mundo com os estoques abaixo do ideal. Nos últimos dois dias, o movimento de doadores caiu cerca de 40%. Segundo Esther Lopes, Coordenadora do Serviço de Hemoterapia do instituto, a queda é preocupante.
- Nos últimos dias tivemos uma queda acentuada nas doações voluntárias. É importante que a população compareça para doar sangue para que possamos reverter a situação crítica dos estoques. Com a cidade lotada de turistas, essa preocupação aumenta, pois precisamos de sangue de todos os tipos para atender à nossa necessidade diária e para as possíveis emergências. Mesmo com a ampliação de coletas móveis e a formação de grupos agendados, o número de doações ainda tem sido insuficiente – explica a médica.
No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do Estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Por isso, o Hemorio realiza diversas campanhas de doação de sangue para que a população possa participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania.
Quem pode doar sangue? Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser obtido através do site doHemorio –www.hemorio.rj.gov.br
Endereço - O Hemorio é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana. Funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas. Ainda existem 26 unidades de coleta de sangue públicas em todo o Estado. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.
Fonte: Hemorio