30/09/2024
Em comemoração ao mês da Segurança do Paciente, unidades da Fundação Saúde promoveram diversas ações para reforçar a mobilização de profissionais de saúde. Com o tema “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”, a campanha deste ano da Organização Mundial da Saúde pede esforços conjuntos para reduzir significativamente os erros de diagnóstico.
O evento “Experiências exitosas em Segurança do Paciente da Fundação Saúde”, no dia 04/09, reuniu diversos colaboradores no auditório da SES-RJ, no Rio Comprido, para troca de experiências, com mesa de abertura com as presenças da secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello; a diretora técnica da FSERJ, Carla Boquimpani; a coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária e secretária executiva do Comitê Estadual de Segurança do Paciente da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura; o médico sanitarista do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ e responsável pela Câmara Técnica de Segurança do Paciente do CREMERJ, Roberto Fisman e a coordenadora da Câmara Técnica de Segurança do Paciente da FSERJ, Isabelle Mury.
Participaram do encontro as seguintes unidades:
CTSP, com a palestra “Experiência de implementação do EPIMED Monitor Segurança do Paciente nas instituições da FSERJ”, com João Victor Nascimento dos Santos, analista de sucesso do cliente – Segurança do Paciente;
HECC – “Uso da pulseira amarela para redução de quedas no Hospital Estadual Carlos Chagas”, com Stefani Balbino Lima, coordenadora do NSP;
HEAL – “Projeto Top Performer HEAL”, com Priscila da Silva Nascimento, coordenadora do NSP;
CEDI Baixada – “Desafios da implantação do NSP em um centro de diagnóstico”, Samia Akkam, diretora administrativa e de recursos humanos do CEDI Baixada e Monique do Nascimento Faria, enfermeira e coordenadora do NSP;
IECAC – “Reunião de planejamento e reunião de indicadores: uma estratégia de melhoria de adesão à cultura de SP”, com Camilla Monteiro Pereira, coordenadora do NSP;
CEDI CENTRO, “Construindo a cultura de SP através das notificações de incidentes”, com Ana Luiza Alves Moreira, coordenadora do NSP;
UPA Ricardo de Albuquerque – “Os impactos da melhoria na assistência para os pacientes, e relacionamento entre as equipes”, com Silva Brito, coordenadora do NSP e Luciana Machado, coordenadora de enfermagem;
UPA Marechal – “Desafios da implantação da META 1 em uma Unidade de Pronto Atendimento”, com Yasmin Mendes, coordenadora da CCIH e membro do NSP.
Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 17/09, Dia Mundial de Segurança do Paciente, foram realizados eventos para enfatizar a importância das melhores práticas junto aos colaboradores e gestores.
No Hospital Estadual Ricardo Cruz (HerCruz), foi apresentado o projeto “Humanidades na Saúde”, adotado pelo hospital desde 2021. A iniciativa, criada e desenvolvida pelo professor Ricardo Cruz, que leva o nome da unidade, tem foco na vida, na responsabilidade, no ouvir, no acolher e no tratar respeitoso.
“Esse tema faz parte de minha essência enquanto servidora pública do SUS. Não tem como falar em tecnologia, sem falar em humanidade, no ser humano e no paciente. Nós temos orgulho desta semente ter sido plantada primeiro aqui”, frisou a secretária de estado de saúde, Claudia Mello.
O Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) também reuniu colaboradores em prol do tema no dia 17/09, com a presença da secretária de Saúde, gestores e colaboradores.
Unidades Premiadas
Além disso, sete unidades da rede estadual de saúde receberam o Selo de Segurança do Paciente, premiação que destaca o compromisso das instituições em promover a cultura de segurança do paciente, alinhada às melhores práticas de gestão de incidentes no setor de saúde.
As unidades do Estado que receberam a honraria são: Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói; Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu; Hospital Estadual Prefeito João Batista Cáffaro, em Itaboraí; Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama; Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda; Instituto Estadual do Cérebro, na capital; e UPA do Colubandê, em São Gonçalo.
“Este resultado evidencia o compromisso contínuo da Secretaria de Estado de Saúde com a segurança e o bem-estar dos pacientes atendidos em nossa rede. Esse é um tema central para a Secretaria e uma questão pessoal para mim, que venho da Vigilância Sanitária ”, destaca a secretária.
Fotos: Maurício Bazílio