23/05/2024
Os condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital (SAMU-RJ) estão participando de curso sobre educação no trânsito durante o Maio Amarelo. A meta é que mais de 440 profissionais passem pelas aulas, que são ministrados no auditório do Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER).
Neste mês da prevenção de acidentes de trânsito, a ação vai estimular atitudes mais conscientes no tráfego, especialmente entre os socorristas que, muitas vezes, precisam se deslocar em velocidade acima do fluxo para salvar vidas, obedecendo o Código Brasileiro de Trânsito, que tem regras específicas para as ambulâncias.
“Cada turma reúne cerca de 60 condutores socorristas. Estamos debatendo atitudes do nosso dia a dia, já que precisamos equilibrar a questão do tempo do deslocamento, que é fundamental, com a segurança do paciente e de nossa equipe. A vida sempre vai ser a nossa prioridade”, explica o gerente da frota do SAMU-RJ, Luiz Thiengo.
Com o tema deste ano é “Paz no Trânsito”, as atividades visam conscientizar os motoristas sobre a importância de seguir as leis de trânsito e a prudência ao dirigir. Com uma média de 1.846 solicitações de socorro por dia, o SAMU-RJ atendeu mais de 600 mil ocorrências, sendo mais de 99 mil classificadas como código vermelho, ou seja, com a gravidade máxima. Somente este ano, em mais de 46 mil ocorrências, com uma média de 507 envios por dia, foi necessário o envio de ambulâncias.
Durante o curso, as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a segurança do paciente também são abordadas. São 6 passos que como a identificação correta dos pacientes, a melhoria da comunicação, o uso correto de medicamentos, as ações seguras para garantir o procedimento correto das equipes de socorro, a higienização adequada e a redução do risco de quedas de pacientes, especialmente durante o deslocamento das viaturas.
Ao fim da atividade, cada condutor de ambulância recebe uma cópia do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que foi elaborado para os condutores socorristas de ambulância.