17/08/2021
O Hospital Estadual da Mãe (HMãe), localizado em Mesquita, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, agora faz parte do quadro de unidades sob administração plena da Fundação Saúde. A mudança ocorre no mês conhecido como Agosto Dourado, que simboliza a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Durante todo o mês, o HMãe realiza ações para reforçar as vantagens e benefícios da amamentação, com dinâmicas e esclarecimentos sobre o manejo do aleitamento materno e a manutenção da lactação. Durante a ação, também serão identificadas mães com produção excedente de leite sendo sensibilizadas para doação no posto de coleta de leite humano da unidade.
O leite humano doado é destinado para bebês que nascem prematuros, com baixo peso ou com alguma patologia. Ele passa por um processo de controle de qualidade, pasteurização e é distribuído a esses bebês, salvando muitas vidas! Crianças que recebem leite materno ficam menos tempo internadas e apresentam menor risco de desenvolver infecções intestinais.
O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.
O posto de coleta de leite humano do Hospital da Mãe conta com equipes multidisciplinares especializadas em amamentação, que instrui as novas mães sobre como amamentar e auxiliar em eventuais dificuldades.
No mesmo local você também pode doar vidros com tampa plástica (tipo maionese ou café solúvel) nos quais o leite é armazenado.
Saiba onde doar:
Av. Jorge Júlio da Costa dos Santos, 400 – Rocha Sobrinho, Mesquita/ (21) 2797-6700