29/06/2020
Unidade é a mais antiga referência em urgência e emergência do Estado do Rio de Janeiro
Considerada uma das principais emergências do Estado do Rio de Janeiro, e administrado pela Fundação Saúde (FS), o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) completa 83 anos e comemora a marca de mais de 100 mil atendimentos em todo período de funcionamento. A unidade, que funciona de portas abertas, tem o perfil de clínicas médica e cirúrgica, além do atendimento em terapia intensiva adulta.
Inaugurado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 26 de junho de 1937, e localizado em Marechal Hermes, Zona norte do município, o HECC conta, atualmente, com mais de dois mil funcionários e presta, em média, quatro mil atendimentos e 500 internações por mês.
A unidade também é responsável por ser a única a prestar o serviço de cirurgia bariátrica no estado pelo SUS. O Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica completou nove anos alcançando o recorde de mais de três mil operados e mais de cinco mil atendidos, no ano de 2019. Além disso, a unidade também conta com o Programa Mais Sorriso, que teve início em agosto de 2016, e soma mais de dois mil atendimentos e 330 cirurgias.
Para o diretor do HECC, Dr. Paulo Reis, os números representam o atendimento de excelência prestado pela unidade.
‘’Em 83 anos, tivemos muitas alegrias em salvar e recuperar inúmeras vidas. Agradeço a todos os colaboradores do hospital pela dedicação ao trabalho. Temos uma missão de ética, transparência, qualidade e respeito pelo usuário’’, declarou.
Referência em Qualidade
Desde 2018, o HECC participa do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), buscando cumprir rigorosamente os requisitos que visam a gestão de processos, segurança do paciente e a disseminação de uma cultura voltada para a melhoria contínua. Em 2018, no instrumento de 250 pontos, foi conquistada a Certificação de Bronze. Já no ano de 2019, no instrumento de 500 pontos, a unidade conquistou a Certificação de Ouro.