01/11/2017
Na manhã do dia 31 de outubro, como parte da programação do Outubro Rosa, o Hemorio recebeu duas palestras, promovidas pela Fundação Saúde, em seu auditório. Curada há mais de 10 anos de um câncer de mama, a educadora Joseane Siqueira abriu o evento dividindo as suas experiências. Ela falou sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce, da adesão ao tratamento e, ainda, da coragem que se deve ter ao enfrentar a doença.
— Eu não sabia se aquilo demoraria a passar, mas eu sabia que precisaria passar por aquele momento, eu não podia me privar disso. O medo não poderia deixar eu me privar disso, eu não poderia deixar o medo me privar – contou Joseane, que, após o tratamento, deixou o emprego e abriu uma creche, para ajudar mães que não têm com quem deixar os filhos para trabalhar.
Em seguida, o médico mastologista Alexandre Villela, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, apresentou dados sobre a doença e reafirmou a importância do Outubro Rosa como movimento educativo para prevenção e combate à doença.
Assistente administrativo do Setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Maria Margarida Freire assistiu às duas palestras:
— Esses eventos são sempre muito bem-vindos e muito proveitosos aqui no Hemorio. Ainda existem muito preconceito e muito medo em relação ao câncer de mama. É aquela máxima ‘Se procurar, acha’. Então, é muito importante saber como se cuidar, como se prevenir, a importância de procurar o diagnóstico o mais rápido possível e informações sobre cura — afirmou.