15/10/2015
Foi lançada nesta quinta-feira, dia 15/10, na Central do Brasil, a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que tem por objetivo estar mais próxima da população para colher manifestações, críticas e sugestões ao Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe irá percorrer todas as regiões do estado e as próximas paradas estão previstas para serem realizadas no Mercadão de Madureira, em Niterói, e São Gonçalo.
A equipe é formada por oito ouvidores, que percorrerão as unidades de saúde em uma van adaptada pela SES. As demandas recebidas serão protocoladas e encaminhadas às áreas competentes, sejam elas municipais, estaduais ou federais para que possam responder ao usuário. As manifestações classificadas como urgência e emergência terão prazo de 48 horas para serem respondidas. As demandas administrativas terão prazo entre 15 e 30 dias.
- A Ouvidoria é o canal de comunicação eficiente que está sendo expandido através da unidade itinerante. Buscamos um modelo de gestão mais participativo, estreitando a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público de saúde – destacou Felipe Peixoto, secretário de Estado de Saúde, que acompanhou o primeiro dia de atuação da unidade itinerante, junto com o subsecretário Jurídico da SES, Alex Linhares, e a Ouvidora Geral da SES, Marcia Lopes.
O projeto foi considerado positivo para a autônoma Eneida Pinto do Carmo, que já procurou a ouvidoria em outra ocasião para reclamar da dificuldade de atendimento em um hospital federal. O canal de comunicação foi resolutivo e, quando viu a equipe na Central do Brasil, aproveitou para registrar nova reclamação referente à demora em marcar consultas.
Para a ouvidora geral da Fundação Saúde, Ana Lúcia Pessanha, o atendimento itinerante é importante porque amplia o acesso ao serviço. “Muitas vezes, o cidadão não tem conhecimento deste canal com o estado. A iniciativa é uma oportunidade de aproximação da gestão pública com o cidadão, pois a opinião do usuário é fundamental para melhoria do SUS”, afirmou.