17/05/2024
Quem já esteve internado em uma unidade hospitalar sabe o quanto os sentimentos de apreensão e incerteza sobre a vida permeiam este momento. Para tornar a rotina mais leve, a assessoria técnica de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) desenvolveu o projeto “Prontuário Afetivo”. Por meio da iniciativa, muito utilizada durante a pandemia de Covid-19 e retomada neste ano, o documento, que permanece junto ao leito do paciente, passa a ter informações sobre gostos pessoais, como a forma que o paciente prefere ser chamado pela equipe de médicos e enfermeiros das unidades estaduais.
A ação, que já tem sido realizada no Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), no bairro de Marechal Hermes, administrada pela Fundação Saúde, é aprovada por familiares, como Suzana de Souza. Ela, que foi visitar a mãe, aproveitou para ajudar a preencher o prontuário, onde podem ser adicionadas foto da família, prato preferido, hobbies e nome dos familiares
“Aqui, tive a oportunidade de preencher informações sobre o que ela gosta de se alimentar, o time do coração e até o gosto dela por filmes e músicas românticas. Isso é muito bom, porque muitas vezes quem está internado passa mais tempo com a equipe médica do que com os familiares. Tenho certeza que a minha mãe vai se sentir muito mais acolhida ao ter essa interação com médicos e enfermeiros”, contou.
Enfermeira no HECC, Josiane Rangel tem notado os pacientes emocionalmente mais seguros desde que a iniciativa começou a ser implantada no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI). “Desde que começou o “Prontuário Afetivo”, tenho percebido que quem fica internado aqui na unidade se sente mais acolhido. Primeiro, eles se surpreendem com a riqueza de detalhes que temos deles e depois começam a interagir com a gente como se estivessem em seus lares”, ressaltou.
Além do Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), o projeto também chegará a outras unidades do estado que possuem CTI, como o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) e Hospital Estadual Ricardo Cruz (HERCRUZ).