26/12/2023
Inaugurado em 8 de julho deste ano pelo Governo do Estado, em Nova Iguaçu, o Rio Imagem Baixada, o maior complexo público de exames da América Latina, atingiu em dezembro a marca de mais de 100 mil exames realizados. Até 7 de dezembro, foram 105.674 beneficiando 47.832 pacientes. Nesses seis meses de funcionamento da unidade, foram feitas 74.453 tomografias de vários tipos, 6.444 mamografias, 4.040 exames de Raio X, 15.168 análises laboratoriais e 4.853 ressonâncias, além de outros exames.
O diretor executivo da Fundação Saúde, João Pilotto, explicou que a meta é ampliar em 2024 o número de exames realizados e de pessoas beneficiadas. Para isso, o horário de atendimento já está sendo ampliado. Os exames de ressonância magnética, por exemplo, já estão sendo feitos até as 23h.
“Vamos continuar aumentando nos próximos anos nossa capacidade de atendimento e de realização de exames complexos com a instalação de mais equipamentos de última geração, incluindo um Petscan”, disse o diretor da Fundação.
O investimento no Rio Imagem Baixada é do programa Pacto RJ e superou R$ 90 milhões, utilizados na construção do complexo de mais de 5 mil metros quadrados e na compra de equipamentos com tecnologia de ponta. Nele, podem ser feitos de exames considerados simples, como Raio X, até os mais complexos, como os de imuno-histoquímica, capazes de identificar tumores de mama, além de realizar cirurgias não invasivas. Com essa variedade de exames, é possível diagnosticar, inclusive precocemente, várias doenças, entre as quais vários tipos de câncer.
A Baixada Fluminense abrange 13 municípios e concentra cerca de 3,9 milhões de habitantes, 23% da população do Estado do Rio de Janeiro. Além dos pacientes da região, o centro atende, prioritariamente, moradores de cidades das regiões Centro-Sul e Sul Fluminense e da Costa Verde. O encaminhamento para os exames é feito pelas clínicas e postos de saúde da rede pública.