RJ Transplantes realiza cerimônia de homenagem às famílias doadoras de órgãos e tecidos

24/09/2024

O RJ Transplantes realizou, nesta segunda-feira (23/09), uma cerimônia de homenagem às famílias doadoras de órgãos e tecidos, além de parceiros do programa, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. O evento ocorre durante o Setembro Verde, mês de conscientização da importância da doação, com reforço às ações em prol da causa em todo o país.

O subsecretário de Atenção à Saúde da SES-RJ, Caio Antônio de Melo Souza, enfatizou a excelente performance do RJ Transplantes, que registrou 1.020 notificações até o mês de agosto. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa estadual teve aumento de mais de 25% em transplantes em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano, foram realizados quase 500 procedimentos em comparação aos 390 de 2023.

“Gostaria de parabenizar a toda a equipe do RJ Transplantes pelo excelente trabalho realizado. O que essa equipe faz em prol da doação de órgãos é impossível de qualificar. Quando um familiar se dedica a doar um órgão em um momento de tamanho sofrimento, eu desconheço um gesto maior de amor e de empatia do que esse”, disse o subsecretário, que representou a secretária Claudia Mello no evento.

O coordenador do RJ Transplantes, Alexandre Cauduro, ressaltou as ações realizadas para aumentar o número de procedimentos no estado do Rio de Janeiro.

“A doação de órgãos tem um papel importantíssimo nas políticas públicas de saúde, especialmente diante das doenças crônicas não transmissíveis, que são as renais, hepáticas e cardíacas, onde as pessoas ganham nova chance de vida. É importantíssima a realização de atividades educacionais para conscientizar as famílias. O Rio de Janeiro vem alcançando um número crescente de doações porque estamos promovendo educação continuada e treinamento para os profissionais de saúde em toda a cadeia logística, desde o diagnóstico de morte encefálica aos cursos básicos sobre o sistema de transplantes e acolhimento familiar”.

Pai da menina Calíope, de 2 anos, que recebeu um coração, Eric Brandão emocionou-se ao se encontrar com outras famílias doadoras e transplantados.

“Não tinha conhecimento sobre doação de órgãos até que a minha filha precisou de um novo coração. Hoje, não tenho palavras para expressar o quanto sou grato. Me tornei um multiplicador da causa e converso sempre com os meus familiares”, disse Eric.

Além das homenagens aos receptores e famílias doadoras, o RJ Transplantes também fez questão de lembrar a participação dos parceiros da cadeia logística da doação, como a FAB (Força Aérea Brasileira), a SOAer (Superintendência de Operações Aéreas da SES-RJ), a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), o Hospital São Francisco na Providência de Deus, profissionais da equipe do RJ Transplantes, além de gestores do Hemorio, do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e do Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc).

WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.20 WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.20 (1)

WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.20 (2) WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.20 (3) WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.20 (4) WhatsApp Image 2024-09-23 at 16.59.21

WhatsApp Image 2024-09-24 at 14.17.21 WhatsApp Image 2024-09-24 at 14.18.17