11/10/2023
Mais de 100 estudantes do Colégio Estadual Visconde de Cairu tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (10/10). Para comemorar o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a equipe do NEP – Núcleo de Educação Permanente do SAMU-RJ ensinou técnicas de primeiros socorros e também como agir em situações de emergência.
Por meio de exercícios práticos, os alunos aprenderam a realizar massagem cardíaca e manobras de desengasgo infantil e adulto. Outro destaque da palestra foi a conscientização sobre a importância de evitar trotes ao serviço de emergência 192. No final da atividade, a turma foi convidada a conhecer de perto uma ambulância usada no atendimento à população.
Coordenador do NEP/SAMU-RJ, José Henriques Marques Neto enfatizou a importância da iniciativa junto aos estudantes.
“É fundamental a capacitação dos alunos em técnicas de primeiros socorros, para que possam oferecer auxílio à vítima até a chegada da ambulância. São ações simples que fazem toda a diferença na hora de salvar uma vida ”, acredita José Henriques.
Aluna do 3º ano, Vitória Vitoriano, de 18 anos, adorou conhecer um pouco mais sobre as técnicas de primeiros socorros.
“Gostei muito do trabalho do SAMU-RJ. Achei ótimo aprender mais porque posso usar quando tiver algum problema”, afirmou Vitória. Já Victor Hugo Alves Pereira, de 18 anos, tinha muita curiosidade de conhecer a ambulância do SAMU-RJ e viu de perto os equipamentos usados no dia a dia. “É sempre útil poder conhecer as técnicas de salvamento. Espero não precisar usá-las”, disse o adolescente.
Somente este ano o SAMU-RJ já realizou mais de 134 mil atendimentos, o que representa uma média de 516 assistências por dia. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência conta com 102 veículos, sendo 45 ambulâncias básicas, 15 ambulâncias avançadas, 6 ambulâncias intermediárias, 30 motolâncias, 2 unidades de suporte a desastres, 2 veículos de intervenção rápida, 1 ambulância escola e 1 helicóptero. Todas essas unidades ficam dispostas em 28 bases descentralizadas próprias, número que será ampliado para 40 bases. Na capital do estado, o SAMU é operado pela Secretaria de Estado de Saúde. Nos demais municípios do estado do Rio de Janeiro, o serviço é de responsabilidade das prefeituras.