12/11/2024
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio de Janeiro da capital realizou, a última ação pedagógica de 2024, no Colégio Estadual Herbert de Souza, localizado no bairro do Rio Comprido, na Zona Norte.
A atividade foi parte do projeto SAMU nas Escolas, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), que ensina, por meio de exercícios práticos, as principais técnicas de primeiros socorros, além de promover a conscientização junto aos alunos sobre a importância de evitar trotes ao serviço de emergência 192, especialmente no período de férias, quando o volume de chamadas falsas tende a aumentar.
Os instrutores Claudemir Quirino e Luiz Guimarães, socorristas do SAMU, foram responsáveis pela condução das atividades com o objetivo de capacitar os alunos a agir adequadamente em situações de urgência. Durante a programação, cerca de 30 alunos participantes, entre alunos e professores, tiveram a oportunidade de aprender técnicas essenciais, como a realização de massagens cardíacas e manobras de desengasgo, tanto para crianças quanto para adultos. A dinâmica incluiu exercícios práticos com equipamentos reais utilizados pelo SAMU, como pranchas de imobilização, bonecos simuladores de reanimação e até desfibriladores.
”O SAMU desenvolve um trabalho de educação continuada em primeiros socorros para toda a população, desde escolas, empresas e as nossas próprias unidades de saúde”, destacou Claudemir Quirino.
Ao final da atividade, os participantes puderam conhecer de perto uma ambulância de treinamento idêntica aos veículos usados nas operações reais de resgate.