04/07/2022
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital, operado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), ganhou quatro novas bases operacionais descentralizadas nesta nesta sexta-feira (01.07). Os postos ficam anexos às UPAs de Marechal Hermes, Irajá e Maré, na Zona Norte, e UPA Jacarepaguá, na Zona Oeste. As novas bases fazem parte de um programa do Governo do Estado, que prevê a instalação de 40 bases avançadas que ampliarão a capacidade de atuação do SAMU Capital e reduzirão o tempo de resposta no atendimento.
A primeira base descentralizada do SAMU foi implantada no Pavilhão de São Cristóvão, no dia de junho. Foram inauguradas também bases descentralizadas na Muzema (21.06), Bangu, Campo Grande e Ricardo de Albuquerque (24.06). Cada nova base do SAMU passa a ter duas motolâncias e uma ambulância à disposição 24h por dia.
Os resultados já mostram que o programa está no caminho certo. Em janeiro de 2021, o SAMU realizou em média 9.500 atendimentos por mês. Atualmente, são 13.500 atendimentos mensais.
- Ter um aumento de 42% de um ano para o outro durante a pandemia é uma grande conquista. Já temos 13 bases operacionais instaladas e continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço do Brasil à população do Rio de Janeiro – disse o coordenador do SAMU, o coronel do Corpo de Bombeiros Luciano Sarmento.