28/09/2023
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital do Rio de Janeiro colocou em operação seis novas ambulâncias intermediárias, que desempenharão papel crucial no atendimento das urgências e das emergências. Com esta ampliação, o serviço passa a contar com 102 veículos, sendo 45 ambulâncias básicas, 15 ambulâncias avançadas, 6 ambulâncias intermediárias, 30 motolâncias, 2 unidades de suporte a desastres, 2 veículos de intervenção rápida, 1 ambulância escola e 1 helicóptero.
As ambulâncias são equipadas com recursos necessários de suporte à vida e profissionais capacitados para avaliar e tratar uma variedade de condições clínicas e traumáticas. Cada USI (Unidade de Suporte Intermediário) é tripulada por uma equipe composta por enfermeiro, técnico em enfermagem e condutor socorrista, que proporcionam um atendimento mais adequado no local ou durante o transporte para um hospital, minimizando os riscos associados à falta de atendimento ou tratamento inadequado aos pacientes.
Esse recurso à disposição da população aumenta a capacidade de resposta do SAMU da capital do Rio de Janeiro. Isso significa que a equipe qualificada pode chegar mais rapidamente às cenas de urgência e emergência, proporcionando cuidados iniciais, realizando intervenções salvadoras na estabilização dos pacientes antes de transportá-los para o hospital, quando necessário.
Sobre o SAMU capital
Somente este ano o SAMU-RJ já realizou 134.840 atendimentos, que significam cerca de 516 atendimentos por dia.
Todas essas unidades ficam disposta em 28 bases descentralizadas próprias, com previsão de ampliação para 40.