18/09/2024
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-RJ) da capital ampliou o atendimento em três bairros da Zona Oeste. Foi inaugurada, nesta quarta-feira (18/09), a 39ª base descentralizada do serviço em Vargem Grande. O objetivo deste modelo é garantir um atendimento mais ágil nas diversas regiões da capital.
“Em todo local que houver trânsito pesado ou uma densidade grande, nós vamos continuar com essas bases, para poder atender melhor a população. Nós sabemos que, às vezes, a diferença entre a pessoa ter chance de viver ou não, é o socorro rápido. Então, essa unidade simboliza a volta da esperança de vida, de salvar pessoas”, destacou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
A nova base tem duas ambulâncias à disposição da população dos bairros de Vargem Grande e Vargem Pequena, que concentram média de 5,2 atendimentos por dia. Somente em 2023, foram 1.900 acionamentos realizados. Também o bairro de Recreio dos Bandeirantes, com média de 10,3 atendimentos por dia, será contemplado com o novo modelo. O bairro teve 3.738 atendimentos em 2023. No primeiro semestre deste ano, a equipe do programa na capital do Rio atendeu 110.725 chamados – um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Com a implantação da nova base do Samu, o atendimento será mais ágil para os moradores de Vargem Grande, Vargem Pequena, além de oferecer apoio ao bairro do Recreio dos Bandeirantes até a inauguração de sua unidade. Tempo é vida, por isso a secretaria tem investido no atendimento qualificado com a aquisição de motolâncias, que chegam mais rápido a locais de difícil acesso, e ambulâncias para resgate e transporte de pacientes para unidades de saúde. Um investimento nunca feito antes”, frisou Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.
Desde que o Samu da capital passou a ser administrado diretamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), por meio da Fundação Saúde, em 2021, o serviço realizou mais de 690.400 atendimentos com deslocamento de equipe de socorro.
“Estamos dando continuidade a um trabalho espetacular. As bases avançadas do Samu permitem uma enorme melhoria na qualidade de atendimento à população. Há dois anos, buscamos levar o serviço para esta área e conseguimos firmar parceria com Associação de Moradores de Vargem Grande. A região tem uma demanda grande por dia e será atendida com eficácia e velocidade que merece”, apontou João Ricardo da Silva Pilotto, diretor executivo da Fundação Saúde
Os investimentos incluem ainda a aquisição de novas ambulâncias e tecnologias. Este ano, a frota ganhou mais 11 veículos de socorro. Do total de 73 ambulâncias, 45 são Unidades de Saúde Básica (USB), 15 Unidades de Saúde Avançada (USA), 11 Unidades de Saúde Intermediária (USI), duas Unidades de Suporte a Desastres (USD).
Também foram compradas 28 novas motolâncias, de uma frota de 30; além de 44 ambulâncias utilizadas no Transporte Inter-Hospitalar (TIH) para transferência de pacientes em estado grave, com veículos adaptados para obesos e para UTI neonatal.
O Governo do Estado também ampliou o Samu em todo o estado. Todos os 92 municípios do Rio de Janeiro contam com o atendimento do Samu, após o investimento de R$ 87 milhões na compra de 249 novas UTIs móveis para agilizar o socorro de urgência.
Bases em diversos bairros
Com a inauguração, o Samu no município do Rio conta agora com 39 bases descentralizadas nas diferentes regiões da cidade, como São Cristóvão, Tijuca, Quintino, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Barra, Campo Grande e Sepetiba, na Zona Oeste; Copacabana, Botafogo e Gávea, na Zona Sul, além das comunidades da Muzema, Maré e Jacarezinho.
O Samu-RJ pode ser acionado pelo telefone 192 em diversas situações de emergência como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação exógena e envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto, suspeita de infarto ou AVC, entre outras.
Fotos: Maurício Bazílio
/>