19/12/2022
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoveu, na sexta-feira (16.12), o XI Seminário de Boas Práticas e Solenidade de Certificação da Autoavaliação da Gestão – CICLO 2022 do Programa de Excelência em Gestão (PEG). Realizado anualmente pela Coordenação Técnica de Qualidade, o evento tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelas unidades da rede estadual de Saúde e áreas do nível central da SES em prol da excelência, contribuindo para a satisfação da população nos serviços prestados pela saúde pública estadual.
- Estamos aqui para discutir qualidade, gestão, saúde e acesso à assistência. Fazer gestão sem instrumentos é muito difícil. E esse programa permite que possamos não só avaliar nosso desempenho, mas compartilhar e integrar as ferramentas e boas práticas. Estamos caminhando para ter cada vez mais uma entrega eficiente para a sociedade – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
O programa teve a adesão de 55 unidades da rede estadual de saúde que se dedicaram a avaliar suas práticas de gestão e seus resultados. Foram usados como base as diretrizes e os critérios preconizados pelo modelo de excelência em gestão pública. Esta é a primeira vez que a avaliação conta com a participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Capital) e do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz). No nível central, o destaque foi a Auditoria da SES. As unidades desenvolveram importantes estratégias de gestão utilizadas na busca da excelência no atendimento à população.
O CICLO de 2022 avaliou ainda o fortalecimento e a interação da gestão da qualidade, assim como as ferramentas utilizadas para a promoção e internalização das práticas de segurança do paciente. A coordenação de Qualidade da Diretoria de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde esteve presente em todas as etapas do programa, apoiando e orientando as unidades participantes.
Durante o evento, foram entregues certificações às unidades participantes do programa e aos profissionais que se destacaram durante o CICLO 2022, como a coordenadora de qualidade da Fundação Saúde, Michelle Araújo, a assessora de Planejamento Debora Dufrayer do Hospital Santa Maria (HESM) e a diretora administrativa de Recursos Humanos do Hospital Carlos Chagas (HECC), Renata Maia.
Representantes do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz) e do Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), além da auditoria da SES, fizeram apresentação sobre as boas práticas de gestão desenvolvidas como case de sucesso, demonstrando as ações para alcançar a busca da excelência no atendimento à população. O secretário de Saúde e a subsecretária adjunta Claudia Melo foram homenageados pelo apoio às atividades de qualidade de gestão.
Sobre a premiação
Criada em junho de 2007, a Coordenação Técnica de Qualidade da SES tem como missão oferecer subsídios para a melhoria da gestão, visando atender as necessidades da saúde do estado do Rio de Janeiro. O Programa de Excelência em Gestão – PEG/SES atua na implementação de Metodologias e Ferramentas de Gestão e Qualidade que constituem a base dos principais Programas de Melhoria Contínua.