07/05/2024
A Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro comemorou três anos de implantação do serviço, nesta segunda-feira (06/05). Em uma cerimônia no heliponto da base do Governo do Estado, na Lagoa, zona sul do Rio, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e diversos convidados foram recebidos pela equipe.
Perto de completar mil horas de voo, o helicóptero da Saúde é peça fundamental no transporte de órgãos e tecidos, de bebês prematuros extremos e crianças e também de vacinas. Até agora, o “verdinho da Saúde”, como o equipamento é conhecido, transportou 531 órgãos, atendeu 254 recém-nascidos e suas famílias, e teve atuação fundamental na logística de distribuição de vacinas durante a pandemia de Covid-19. O serviço é administrado pela Fundação Saúde.
“Nosso aniversário foi ontem (domingo). É um motivo de alegria para toda nossa equipe saber que salvamos muitas vidas nestes 3 anos. Hoje, a SOAer é referência nacional e recebemos o reconhecimento de vários estados brasileiros. Quero agradecer aos nossos parceiros, especialmente ao RJ Transplantes e ao SAMU-RJ, além de toda nossa equipe, que possibilita levantarmos voo diariamente. Somos as Asas que Salvam do Estado do Rio de Janeiro”, disse o tenente-coronel Rodrigo Medina, responsável pela superintendência.
Para a secretária de estado de Saúde, Claudia Mello, a SOAer presta serviços indispensáveis ao Estado do Rio de Janeiro.
“Quero parabenizar a toda a equipe que muito nos orgulha diariamente. Quando implantamos a superintendência em 2021, por iniciativa do nosso saudoso ex-secretário Dr Chaves (Carlos Alberto Chaves), sabíamos que o nosso salva-vidas aéreo teria um papel fundamental”, afirmou a secretária.
Entre os convidados da cerimônia, estavam o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Bellizze Oliveira, o ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Alexandre Chieppe, o coordenador geral do SAMU-RJ, Luciano Sarmento, o ex-procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espíndola, entre outros.