04/03/2024
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) deu as boas-vindas, nesta sexta-feira (01/03), aos novos residentes médicos e multiprofissionais das unidades da rede estadual do ano letivo de 2024. A secretaria organizou uma recepção unificada aos profissionais, que foram felicitados pelo corpo acadêmico do programa em cerimônia realizada no auditório da sede. A programação incluiu palestras e debates, promovendo a troca de experiências junto aos coordenadores das unidades.
Representando a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, que participa do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em Porto Alegre, a subsecretária de Atenção à Saúde, Fernanda Fialho, esteve na mesa de abertura. “A estrutura dos hospitais da SES-RJ está pronta para recebê-los. A presença do residente médico e multiprofissional agrega um valor inestimável. Vocês trazem um sangue novo e um estímulo às unidades para a construção de um programa teórico e técnico atualizado. Além das suas unidades de ensino, vocês estão inseridos na rede estadual”, afirmou Fernanda Fialho. Na sequência, foi exibido um vídeo de boas-vindas da secretária, dirigido especialmente aos residentes.
A mesa de abertura contou ainda com a coordenadora de ensino da SES-RJ, Danielle Vargas, a representante das unidades hospitalares e diretora do Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), Roberta Colla, e a representante da Coremes (Comissões de Residência Médica) da SES-RJ/IECAC, Maria Eulália Thebit Pfeiffer.
A enfermeira Júlia de Souza Lopes, de 25 anos, foi aprovada para iniciar a residência de cardiologia no IECAC. Recém-formada, Júlia irá viver sua primeira experiência profissional. “Estou muito feliz por ter sido aprovada. Minha expectativa é aprender demais com os professores e os pacientes. Serão 2 anos muito intensos”, disse Júlia.
Este ano, o IECAC abriu a sua primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, com duração de 2 anos e dedicação exclusiva, totalizando 60 horas semanais, com conteúdo teórico e prático.
Os residentes médicos e multiprofissionais foram aprovados para ingressar em hospitais da rede estadual, no programa de residência multiprofissional em saúde mental em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no programa de residência médica em saúde da família e da comunidade nos municípios do interior do estado também em parceria com a UERJ.
O encerramento da cerimônia contou com a participação da cantora lírica Michele Ramos.