19/09/2018
O Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ) completou 20 anos na última quarta-feira, 12/09, e a comemoração contou com muita animação dos pacientes, funcionários e colaboradores. A unidade promoveu um dia inteiro de atividades, com direito a exposição de artes, teatro, apresentação de dança, música, decoração especial e bolo.
Durante a celebração conduzida pelo diretor geral da unidade, Francisco Sayão, funcionários participaram da palestra sobre “inclusão do usuário de saúde mental no trabalho”, ministrada pela psicóloga Doris Diogo, que destacou a importância de valorizar a diversidade humana ao desativar preconceitos sociais.
O centro psiquiátrico – A unidade, que funciona com emergência 24 horas, coordena a assistência necessária ao processo de ressocialização de pacientes com transtornos mentais e conta com enfermaria, ambulatório e Hospital-Dia (voltado para usuários que não ficam internados na unidade), totalizando cerca de 3.600 atendimentos por mês.
Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama, o diretor executivo da Fundação Saúde, João Paulo dos Reis Velloso Filho, a diretora técnico-assistencial e a assessora de ensino e pesquisa da Fundação, Carla Boquimpani e Vera Marra respectivamente, além dos diretores da unidade.