04/09/2023
O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, inaugurou, na quinta-feira (31/08), a nova Central de Material e Esterilização (CME), do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), no Centro do Rio de Janeiro. O espaço é fundamental para a realização dos procedimentos cirúrgicos, ampliando a capacidade de atendimento. A unidade ganhou sua primeira autoclave, equipamento que possibilita a esterilização dos utensílios não descartáveis utilizados em cirurgias. Além disso, as enfermarias e o centro cirúrgico foram revitalizados. A unidade é administrada pela Fundação Saúde.
“O restabelecimento do protagonismo dos institutos é uma política nossa, principalmente porque precisamos olhar para alta complexidade. O IEDE tem a mesma característica do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), que são referências para o Brasil. As novas instalações em funcionamento no centro cirúrgico elevam o patamar do IEDE. Queria me comprometer com a equipe do IEDE, essa equipe maravilhosa que orgulha a medicina do Estado do Rio de Janeiro, para complementar as melhorias. Além do centro cirúrgico, também instalar um CTI aqui para que possamos aumentar o potencial cirúrgico do hospital”, afirmou o secretário, que percorreu as instalações da unidade ao lado da equipe.
Com a nova CME, o centro cirúrgico do IEDE conseguirá ampliar a sua produtividade, abrangendo diversos procedimentos de endocrinologia, como as cirurgias de tiroide, paratireoide, tumores adrenais, além de cirurgias plásticas.
“O IEDE é um instituto de endocrinologia que preza pela qualidade do atendimento. As cirurgias sempre foram realizadas aqui na nossa unidade, porém, com o crescimento do hospital, as demandas aumentaram. Precisávamos de uma modernização do nosso espaço, inclusive com uma nova Central de Material e Esterilização adequada para o nosso volume e com um parque tecnológico mais moderno. Recebemos uma autoclave moderna e vamos conseguir aumentar a capacidade de cirurgias, ampliando a nossa assistência à população”, disse a Karen de Marca Seidel, diretora técnica assistencial do Instituto.
Ao todo, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione conta com 24 leitos, sendo 15 de enfermaria clínica, 8 de enfermaria cirúrgica e um de medicina nuclear. O centro cirúrgico da unidade tem duas salas de cirurgias e duas salas de Recuperação Pós Anestésica (RPA).