04/08/2022
Unidades da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) desenvolvem ações de incentivo ao aleitamento materno este mês. Os eventos integram a programação da campanha Agosto Dourado, efetivada em todo o País, para estimular o aleitamento materno e ressaltar os benefícios dessa conduta para a mãe e o bebê.
A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O Ministério da Saúde (MS) adotou este ano o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro“.
Neste período, são dadas ênfases em programações nas maternidades, especialmente no Hospital Estadual da Mãe (HMãe), em Mesquita, e no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, que são unidades gerenciadas pela FSERJ, com intuito de estabelecer vínculos entre mãe e bebê e ampliar ações que envolvam o aleitamento materno junto aos pacientes e colaboradores. O HMHS organizou, ao longo do mês, atividades como rodas de conversas sobre aleitamento e cursos de sensibilização sobre a importância do ato, além de diversas dinâmicas em torno do tema para capacitar colaboradores.
O HMHS recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, conferido pelo MS, em abril deste ano, em reconhecimento ao cumprimento das boas práticas durante o acolhimento das pacientes em prol do aleitamento materno estabelecidas pela Unicef e pela OMS. Agora, o HMãe está engajado em também obter a certificação.