04/09/2023
Os bairros de Guaratiba e Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ganharam as novas bases operacionais descentralizadas do SAMU Capital. As inaugurações foram neste sábado (02/09) e contaram com as presenças do governador do Estado do Rio em Exercício, Thiago Pampolha, e do secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho. Com as novas instalações, o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), coloca em pouco mais de um ano a 22ª e 23ª bases descentralizadas do SAMU a serviço da população.
“Esses equipamentos de saúde simbolizam vida. Essas bases descentralizadas têm a capacidade de chegar rápido na residência da pessoa, prestar os primeiros socorros, fazer a remoção e contribuir para melhorar a qualidade de vida. Essas base do SAMU em Guaratiba e Sepetiba são fundamentais para a população ter uma maior tranquilidade da necessidade do atendimento rápido, ágil”, diz Pampolha.
A base do SAMU de Guaratiba fica ao lado do Destacamento dos Bombeiros e conta com uma ambulância e uma equipe composta por profissionais socorristas; já na unidade de Sepetiba, além da ambulância, a população também terá à disposição uma dupla de motolâncias. A meta do programa é ampliar a capacidade de atuação do SAMU Capital e reduzir o tempo de resposta nos atendimentos.
“Essas bases do SAMU Capital, administradas pelo Governo do Estado, vão dar oportunidade de quando as pessoas passarem mal, tenham um atendimento digno através do 192. Quando as pessoas ligavam para o 192 demoravam duas, três horas para receber atendimento; muitas vezes nem ligavam, colocavam a pessoa no carro e a carregavam de qualquer maneira para uma unidade de saúde. Hoje, a população de Guaratiba e Sepetiba tem uma base descentralizada do SAMU para ser atendida com carinho, cuidado e zelo”, destaca o secretário Dr. Luizinho.
Vale lembrar que o Governo do Estado do Rio, por meio da SES-RJ, inaugurou duas bases do SAMU Capital na última terça (29/08), no terreno da Rio Farmes, no Centro do Rio, e na quarta-feira (30/08), ao lado da UPA de Santa Cruz, na Zona Oeste. Com as duas novas de Guaratiba e Sepetiba, agora já são 23 as bases descentralizadas a serviço da população. Ao todo, serão 40 unidades.
“Nós temos a missão de fazer a recuperação e o resgate social do Estado do Rio, olhando para quem mais precisa. O SAMU Capital já é o melhor do país”, afirma Dr. Luizinho.
Funcionamento SAMU Capital
As unidades descentralizadas funcionam 24 horas. Todas as ocorrências são analisadas por 11 médicos que ficam dia e noite disponíveis na central de regulação.
Para o coordenador do SAMU Capital, coronel do Corpo de Bombeiros Luciano Sarmento, os resultados das entregas das bases descentralizadas indicam que o programa está no caminho certo. Atualmente, a média diária de atendimentos é de 514 ocorrências. Só em 2023, foram realizados mais de 124 mil atendimentos.
“Ter um aumento de 51,6 % na comparação com 2019, início da nossa gestão, é uma conquista gigantesca. Continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço do Brasil à população do Rio de Janeiro”, assinala Sarmento.
Atualmente, o SAMU possui uma frota de 60 ambulâncias e 30 motolâncias. Até o fim do ano, serão mais 15 ambulâncias.